A Vale informou nesta segunda-feira, 18, que assinou um memorando de entendimento com a produtora chinesa de aço Jiangsu Shagang Group, com foco em soluções para a siderurgia voltadas para a redução das emissões de gás carbônico.
Em nota, a mineradora disse que as companhias pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica para a utilização de produtos de menor impacto de carbono no processo de fabricação do aço, como produtos de minério de ferro.
A brasileira também informou que as empresas buscam cooperar em plantas da Tecnored, subsidiária da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese.
“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035”, destacou.
Além disso, a mineradora busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris.
Por volta das 11h20, as ações da Vale caíam 2,17%, a R$ 78,93, puxando o Ibovespa para queda de 1,10%, aos 113 mil pontos.