A Tenda (TEND3) lançou nove empreendimentos no quarto trimestre de 2022, com um valor geral de venda (VGV) de R$ 704,2 milhões, uma baixa de 15,8% na comparação com o período equivalente em 2021.
Apesar disso, a incorporadora focada no segmento de mais baixa renda informou, em prévia operacional divulgada na noite de terça (17), que o preço médio desses empreendimentos avançou 36,7% na mesma base comparativa, e atingiu R$ 202,2 milhões.
Com isso, a empresa encerrou o ano de 2022 com 31 projetos lançados e um VGV acumulado de R$ 2,3 bilhões, 33% inferior aos R$ 3,06 bilhões obtidos no ano anterior.
As vendas líquidas da Tenda encerraram o último trimestre de 2022 em R$ 657 milhões, uma baixa de 15,9% na comparação anual. No ano completo, a incorporadora registrou R$ 2,28 bilhões em vendas líquidas.
A velocidade das vendas (VSO) teve uma queda de 6 pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2021, e encerrou 2022 em 25,9%.

Os distratos, ou seja, a rescisão de contratos de compra por parte dos clientes, representaram 12,7% das vendas brutas da companhia no quarto trimestre, um resultado 1,1 p.p. menor do que o registrado em igual período do ano anterio. Nos 12 meses, os distratos somaram 18,1%.
Em termos de portfólio, a Tenda encerrou 2022 com um banco de terrenos de R$ 15 bilhões em VGV, um valor 21,6% maior que em 2021. Do total, 47,6% são permutas.
A Tenda é mais uma incorporadora a divulgar suas prévias operacionais nos últimos dias.
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