Como a queda nas vendas de publicidade online afetá as big techs americanas? Os mercados americanos desanimaram com a resposta a essa pergunta dada pela divulgação do balanço da Snap, controladora da rede social Snapchat, que evidenciou o impacto de uma economia que começa a se enfraquecer sobre as ações do setor.
Os resultados da empresa ficaram aquém do esperado, o que juntamente com a informação de que a empresa pretende desacelerar as contratações de forma significativa faz as ações despencarem quase 30% no pré mercado.
O balanço pesou sobre outros papeis de companhias de mídias sociais e de tecnologia, já que há preocupações de como podem ser afetadas pela queda das vendas de publicidade online. Um outro olhar sobre esse cenário será dado pela divulgação do resultado do Twitter (TWTR34), que será informado logo mais.
Nesta sexta, serão divulgados ainda os balanços de American Express (AXPB34) e Verizon (VERZ34).
Por volta das 8h, o índice futuro do Dow Jones estava em leve alta de 0,05%, enquanto o S&P 500 recuava 0,16% e o Nasdaq, índice que reúne as empresas de tecnologia americanas, perdia 0,35%. Já o EuroStoxx 50, principal índice europeu, estava em alta de 0,36%.
Por que isso importa?
Os mercados estão tentando estimar qual o impacto da inflação elevada e aumento de juros pelo Federal Reserve sobre as empresas americanas. A temporada de balanços lá fora ajuda a determinar a extensão desses efeitos.
Queda de produção da Petrobras
Os investidores ainda repercutem nesta sexta o relatório de produção da Petrobras (PETR4), que foi divulgado na noite de ontem, após o fechamento do mercado.
Como consequência da queda de participações em campos e o aumento nas paradas para manutenção, a produção média de óleo, LGN e gás natural da companhia tombou 5,1% no segundo trimestre, tanto na comparação anual quanto na trimestral.
Leia mais:
Produção da Petrobras (PETR4) cai 5% no 2º trimestre após venda de ativos e paradas para manutenção
Os principais fatores por trás da queda de produção, de acordo com a estatal, foram as reduções nas participações nos campos de Atapu e Sépia e o maior número de paradas para manutenção nos campos do pré-sal e do pós-sal.
Por aqui, o mercado monitora ainda a divulgação do relatório de receitas e despesas pelo Ministério da Economia. Segundo informações do Broadcast, o governo estaria disposto a contingenciar (ou seja, bloquear a permissão para esses gastos dentro do Orçamento) cerca de R$ 5 bilhões.