PIB dos EUA avança 4,3% no terceiro trimestre e supera expectativas do mercado

Fonte: Shutterstock/Uuganbayar

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 4,3% no terceiro trimestre de 2025, segundo estimativa inicial divulgada pelo Departamento de Análise Econômica (BEA). O resultado superou a expectativa do mercado, de 3,3%, e acelerou em relação ao avanço de 3,8% registrado no segundo trimestre.

A divulgação substitui as estimativas preliminar e revisada do período, em razão da recente paralisação do governo norte-americano. O crescimento da economia no terceiro trimestre foi sustentado principalmente pelo aumento do consumo, das exportações e dos gastos do governo, enquanto a queda dos investimentos limitou parcialmente o desempenho. As importações, que são descontadas no cálculo do PIB, recuaram.

Na comparação com o trimestre anterior, a aceleração do PIB refletiu uma retração menos intensa dos investimentos, além de maior crescimento do consumo, das exportações e das despesas públicas. As vendas finais reais a compradores privados domésticos avançaram 3,0% no terceiro trimestre, após alta de 2,9% no segundo.

Pelo lado da inflação, o índice de preços das compras internas brutas subiu 3,4% no terceiro trimestre, acima dos 2,0% observados anteriormente. O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) avançou 2,8%, enquanto o núcleo do PCE, que exclui alimentos e energia, teve alta de 2,9%.

Os lucros corporativos da produção corrente aumentaram US$ 166,1 bilhões no terceiro trimestre, após avanço de US$ 6,8 bilhões no trimestre anterior, indicando melhora significativa no desempenho das empresas.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 23 de dezembro

Nesta terça-feira (23) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 09:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.