Superquarta de juros e payroll de dezembro – veja o que importa na semana

Mercado ainda acompanha encontro de Haddad com bancos e balanços do Santander, Meta e Alphabet

Foto: Shutterstock/Thapana_Studio

Em meio aos temores fiscais no Brasil e arrefecimento da inflação nos Estados Unidos, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) e o Fomc (colegiado de política monetária do Federal Reserve) realizam nesta semana a primeira Superquarta de juros de 2023, com o mercado atento aos sinais dos bancos centrais para os próximos passos passos de política monetária.

Por aqui, o Copom deve manter os juros em 13,75% ao ano, ao mesmo tempo em que deve frisar no comunicado suas preocupações com a política fiscal e com a escalada nas expectativas para a inflação de 2023 e 2024.

Leia mais:

Na semana passada, os analistas ouvidos pelo Boletim Focus voltaram a revisar para cima suas projeções para a alta de preços neste ano e no próximo, para 5,48% e 3,84%, respectivamente.

Nos Estados Unidos, as expectativas são que o Federal Reserve reduza o ritmo de aumento dos juros e eleve a taxa básica em 0,25 ponto, ao intervalo entre 4,50% e 4,75% ao ano, mas o presidente do banco central americano, Jerome Powell, deve ressaltar as preocupações com a alta dos preços de serviços, que ainda rodam em patamares elevados.

Saiba mais:

Além das reuniões de política monetária no Brasil e nos EUA na quarta (1º), a semana ainda terá, na quinta-feira (2), os encontros de juros do Banco Central Europeu, que deve subir a taxa da zona do Euro em 0,50 ponto, e do Banco da Inglaterra.

Os índices futuros americanos caem na manhã desta segunda-feira (30). Por volta das 8h, o Dow Jones recuava 0,56%, o S&P 500 caía 0,80% e o Nasdaq operava em queda de 1,18%. O EuroStoxx 50, principal índice europeu, caía 0,92%.

Equipe econômica na Febraban

Por aqui, os investidores acompanham o encontro da equipe econômica do governo Lula com bancos na Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que acontece nesta terça-feira (31) em São Paulo.

Estarão presentes os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O mercado espera para as próximas semanas um detalhamento maior do plano do governo para reduzir o déficit primário (receitas menos despesas antes do pagamento de juros) de 2023.

Balanços no Brasil e nos EUA

Na quarta, após o fechamento do mercado, os investidores acompanham a divulgação do resultado do quarto trimestre de 2022 do Santander, o primeiro banco a divulgar balanço nesta temporada.

Lá fora, as atenções estarão voltadas aos números da Meta (Facebook), que publica o seu balanço na quarta, e Alphabet (Google), Apple e Amazon (que soltam seus resultados na quinta).

Payroll e indústria brasileira

A semana terminará com as divulgações, na sexta-feira (3), do payroll de janeiro. O relatório sobre o mercado de trabalho americano mostrará o ritmo de criação de vagas e a taxa de desemprego dos Estados Unidos neste mês, e será publicado às 10h30.

Um pouco antes, às 9h, o IBGE informará a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) de dezembro, com um panorama de como estava o desempenho do setor no final do ano passado.

Veja abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.

Às 8h, a FGV informa o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de janeiro.

Às 9h30, o Banco Central informa a nota de política fiscal de dezembro, com o resultado primário do governo central, estados, municípios e estatais.

Terça-feira

Às 7h, a Eurostat divulga o desempenho do PIB da zona do Euro no quarto trimestre de 2022.

Às 9h, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, participam de encontro com dirigentes de bancos na Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em São Paulo.

Quarta-feira

Às 7h, a Eurostat publica a taxa de desemprego de dezembro e a prévia do CPI (índice de preços ao consumidor) da zona do Euro em janeiro.

Às 16h, o Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve) informa a nova taxa de juros dos Estados Unidos.

Às 16h30, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa.

Às 18h30, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anuncia sua decisão para a taxa básica de juros (Selic).

O Santander divulga o seu balanço do quarto trimestre de 2022 após o fechamento do mercado.

Quinta-feira

Às 9h, o Banco da Inglaterra informa a nova taxa de juros do Reino Unido.

Às 10h15, o Banco Central Europeu informa a nova taxa de juros da zona do Euro.

Sexta-feira

Às 9h, o IBGE informa os dados da PIM (Pesquisa Industrial Mensal) de dezembro.

Às 10h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas americanas (BLS) informa a criação de vagas e taxa de desemprego nos Estados Unidos em janeiro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.