Após o Ibovespa se descolar da queda das bolsas internacionais ontem, subindo 1,25%, os investidores estarão de olho nesta quinta (12) nos dados da pesquisa de serviços de março e em dados sobre a inflação ao produtor nos EUA em abril. Ainda acompanharão uma bateria de balanços do primeiro trimestre importantes.
O dado para serviços em março será divulgado logo mais, às 9h, pelo IBGE –a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é que a receita do setor tenha crescido 0,7% no mês retrasado, enfim mostrando alguma recuperação neste ano.
Em fevereiro, o dado decepcionou o mercado ao mostrar queda de 0,2%, com destaque para os serviços prestados às famílias, que após um tombo feio de 1% em janeiro quase não mostraram reação. A Sondagem de Serviços da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou um forte avanço da confiança em março, e é esse efeito que economistas esperam que apareça nos números de hoje.
Inflação ao produtor
Os olhos ainda estarão voltados para os dados do PPI (índice de preços ao produtor) nos Estados Unidos em abril, que serão informados às 9h30.
Ontem, a divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) revelou uma desaceleração no mês passado mas ficou acima das previsões do mercado, o que reduziu a convicção dos investidores da possibilidade de o Federal Reserve (o banco central americano) seguir elevando os juros no ritmo atual, de 0,50 ponto percentual.
Esse movimento contribuiu para a forte queda das bolsas americanas nesta quarta.
Leia mais:
Inflação nos EUA supera expectativa e mercado ajusta apostas de alta nos juros do país
Mercados internacionais
Os índices futuros americanos operam no vermelho nesta manhã. Por volta das 8h10, o Dow Jones caía 0,32%, o S&P 500 recuava 0,45% e o Nasdaq estava em queda de 0,87%.
No mesmo horário, o Euro Stoxx 500 perdia 2,41%.
Veja abaixo a agenda completa:
Às 9h, o IBGE informa a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de março.
Às 9h30, sai o PPI (índice de preços ao produtor) dos EUA em abril.
Balanços
Confira a lista dos balanços do primeiro trimestre que serão divulgados hoje, após o fechamento do mercado:
Cogna (COGN3)
JHSF (JHSF3)
Minerva (MRVE3)
B3 (B3SA3)
Rede D´Or (RDOR3)
Americanas (AMER3)