Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Santander (SANB11) é a única empresa do Ibovespa a divulgar balanço do 4º trimestre esta semana

Banco espanhol é que o tem a segunda maior exposição à Americanas (AMER3) e divulga os números na quinta-feira (2)

Foto: Shutterstock/Brenda Rocha - Blossom

A temporada de balanços do quarto trimestre e do fechamento do ano de 2022 ainda não tomou tração no mercado brasileiro, com apenas uma empresa soltando os resultados até agora, embora o período de divulgações tenha começado apenas no último dia 26 de janeiro.

Na semana passada, a Cielo (CIEL3) mostrou resultados acima das projeções do mercado, principalmente para o lucro, embora o número de clientes tenha diminuído, o que levou a certa reação negativa do mercado, uma vez que a perspectiva agora é para saber como a empresa vai se comportar daqui para frente, diante do cenário econômico apertado.

Levantamento da Agência TradeMap mostra que apenas o Santander Brasil (SANB11) divulga os números do quarto trimestre esta semana.

Calendário de resultados da semana

Leia também:

Se no primeiro semestre de 2022, os bancos afirmavam que o cenário para a inadimplência iria se acomodar na reta final de 2022, não foi exatamente isso que aconteceu. Dos bancos privados, Santander e Bradesco (BBDC4) sofreram muito no segundo semestre devido à grande exposição a pessoa física, enquanto o Itaú Unibanco (ITUB4) se mostrou mais conservador e se saiu melhor.

Para o UBS BB, o banco espanhol deve apresentar uma contração nos números, como o visto ao longo de 2022, com margens mais fracas, despesas maiores com empréstimos e custos operacionais mais altos.

Pior que não “só” isso deve impactar os números do Santander. No último dia 11 de janeiro, Sergio Rial, ex-presidente do banco e que assumiu como CEO da Americanas (AMER3) no começo deste ano, soltou uma bomba.

Na oportunidade, o executivo afirmou que havia encontrado uma inconsistência contábil no valor de R$ 20 bilhões na Americanas. Dias depois, após muitas dúvidas do mercado sobre o futuro da companhia, a varejista pediu recuperação judicial.

Saiba mais:

A iniciativa escancarou o que se imaginava. Os bancos são os maiores credores e o Santander é o segundo na lista com maior exposição à Americanas, com R$ 3,7 bilhões. A expectativa do mercado é que haja uma provisão para isso, porém, resta saber se será tudo no quarto trimestre ou no primeiro trimestre de 2023.

Essas e outras dúvidas serão conhecidas no próximo dia 2 de fevereiro, quando o banco divulgará seus resultados do ano de 2022.

A partir da semana do dia 6 de fevereiro, no entanto, a temporada brasileira de resultados começa a tomar envergadura e vai assim até o final de março, quando termina o prazo para as companhias divulgarem os balanços do período.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.