Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Reoneração com Petrobras e bateria de balanços – veja o que importa hoje

Investidores ainda monitoram dados de atividade nos EUA e taxa de desemprego de dezembro

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

Nesta terça-feira (28), último dia da validade da isenção do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol, o governo deve anunciar detalhes da reoneração dos combustíveis, que vem sendo costurada em conjunto com a Petrobras (PETR4). Na noite de ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo pode usar um “colchão” dentro da política de preços da estatal para compensar o aumento nos preços. 

Hoje às 9h30, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para bater o martelo sobre as medidas.  Ontem, a assessoria do Ministério da Fazenda informou que os combustíveis voltarão a pagar tributos federais a partir da quarta-feira (1º) – a medida provisória que isenta a cobrança de PIS/ Cofins sobre gasolina e etanol expira amanhã.

Leia também:

Apesar da arrecadação adicional de R$ 28,9 bilhões estar mantida, a gasolina, por ser um combustível fóssil, pagará uma alíquota maior que a do etanol, que é um biocombustível.

A garantia de receita fez os juros futuros caírem ontem, mas a intervenção na política de preços da estatal para compensar a reoneração pode desanimar o mercado hoje. “A atual política de preços da Petrobras tem um colchão que permite aumentar ou diminuir o preço dos combustíveis, e ele pode ser utilizado”, disse Haddad ontem em fala breve a jornalistas.

Balanços e taxa de desemprego

Os investidores ainda acompanham nesta terça uma bateria de balanços de peso, como BRF (BRFS3), Cosan (CSAN3), Hapvida (HAPV3), Iguatemi (IGTI11) e Suzano (SUZB3), todos após o fechamento do mercado.

Antes da abertura, às 9h, o IBGE informa a Pnad Contínua de dezembro, com a taxa de desemprego no último mês de 2022 – a expectativa é de estabilidade em relação a novembro. Além disso, o Banco Central divulga, às 10h30, a nota de política fiscal do Banco Central, com o resultado primário do governo federal, estados e municípios em janeiro.

Bolsas gringas em leve alta

Lá fora, os índices futuros americanos operam em leve alta, com os investidores pesando as perspectivas para os juros dos Estados Unidos e os balanços de empresas americanas. Pela manhã, serão divulgados dados como os estoques no atacado e a sondagem industrial do Fed de Richmond, que podem dar pistas do ritmo da atividade no país.

Por volta das 8h30, o Dow Jones subia 0,13%, o S&P 500 avançava 0,14% e o Nasdaq ganhava 0,16%. No mesmo horário, o índice europeu EuroStoxx 50 subia 0,17%. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.