Navegue:
Relatório de inflação, reunião da Otan e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Relatório de inflação, reunião da Otan e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham a divulgação do balanço da Cogna para o quarto trimestre

Businessmen,Are,Skeptical,Looking,At,Stock,Market,Charts.

Foto: Shutterstock

Por:

Gabriel Tomé

Compartilhe:

Por:

Gabriel Tomé

Afinal, com qual cenário o Banco Central trabalha para a alta de preços? A divulgação do relatório trimestral de inflação, que detalha as diretrizes adotadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) para a definição da política monetária, seguida de entrevista com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ajudarão a responder essa pergunta.

Na última decisão do comitê, que elevou os juros a 11,75% ao ano e contratou nova alta de 1 ponto percentual, o colegiado adotou um cenário alternativo, que considera a cotação do petróleo precificada no mercado futuro para o final de 2022.

Leia mais

Ata do Copom: Selic deve ir a 12,75% em maio, mas BC está preparado para ir além

De lá para cá, entretanto, a commodity voltou para o patamar dos US$ 120, com o agravamento das tensões entre Ocidente e Rússia. Nesta quinta (24), a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reúne em Bruxelas com a presença do presidente dos EUA, Joe Biden, que viajou à Bélgica para debater novas sanções aos russos e o papel da China no conflito.

As principais bolsas internacionais operam mistas nesta manhã. Por volta das 7h45, o índice Euro Stoxx 50 registrava baixa de 0,53%. Os índices futuros americanos operavam com ganhos: o Dow Jones subia 0,35%, o S&P 500 registrava alta de 0,48% e o Nasdaq avançava 0,52%.

Por que isso mexe com o mercado?

A forma como o BC responde ao choque inflacionário provocado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e as sanções que se seguiram determina a taxa básica da economia, a Selic, mexe com os juros futuros. Essa precificação mexe com a Bolsa como um todo, já que o quanto de dinheiro que uma empresa vai gerar no futuro (ou seja, seu fluxo de caixa) é abatido a uma taxa de desconto, que geralmente corresponde a juros de longo prazo.

Além disso, o custo de financiamento para as empresas e a demanda por crédito são afetados pela variação da taxa de juros, o que também afeta o mercado.

Balanços

Após o fechamento do mercado, a Cogna (COGN3) divulga o seu resultado do quarto trimestre de 2021. Sabesp (SBSP3) também divulga balanço (ainda sem horário definido).

Veja abaixo a agenda completa: 

Às 8h, a FGV informa o Indicador de Expectativa de Inflação dos consumidores de março.

Às 8h, o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre.

A partir das 11h, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, concede entrevista coletiva.

Às 9h30, o DoL (Departamento de Trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego no país.

 

Compartilhe:

Compartilhe: