Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Por que o UBS está cauteloso com o minério de ferro e com as ações da Vale (VALE3)?

Banco avalia que a demanda global pela commodity deve cair em 2022

Vale: Divulgação

Atento a fatores que podem movimentar os preços de commodities como aço e minério de ferro no primeiro trimestre deste ano, o UBS afirmou em relatório que o prognóstico não é favorável para as ações da Vale (VALE3).

Segundo o banco, a mineradora, que tem sido beneficiada pela redução das taxas de juros na China, deve reportar uma produção no quarto trimestre com resultados menores no comparativo anual. A produção de minério de ferro deve atingir cerca de 84 megatoneladas (Mt), uma queda de 2% em relação ao mesmos três meses de 2020.

Do total, 76 Mt são derivados da exportação, enquanto o restante deve partir de vendas internas. A equipe do UBS disse, em relatório, que acredita que os valores estão alinhados com o guidance da Vale, de 315 320 megatoneladas no ano.

“Estamos cautelosos com os preços do minério de ferro, pois esperamos que a demanda enfraqueça no comparativo anual [de 2021 com 2022] e que a oferta aumente neste ano”, afirma o banco.

Desde setembro de 2021, os analistas do UBS recomendam a venda dos papéis da Vale. No relatório mais recente, o banco assinalou que as fortes chuvas em Minas Gerais, que chegaram a paralisar a produção da empresa por uma semana, mostram um risco no abastecimento brasileiro.

De olho também na China, há três grandes eventos monitorados pelo banco, com potencial impacto sobre os preços das commodities. São eles o Ano Novo Chinês, os Jogos Olímpicos de Inverno e o Lianghui (ou Duas Sessões), o encontro político anual do Partido Comunista do país.

Mesmo com as interrupções provocadas pelos eventos, contudo, o UBS não vê grande impacto sobre o preço do minério por conta de um aumento no estoque de aço.

A produção de aço bruto em dezembro aumentou 20% no comparativo entre dezembro e novembro de 2021. Dados da Associação de Ferro e Aço da China (CISA) apontam, entretanto, que é provável que no mês de janeiro a produção seja moderada, porque os estoques estão cheios, ressaltou o banco.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.