PIB dos EUA cresce 4,4% no 3° trimestre, acima da expectativa do mercado

Fonte: Shutterstock/Uuganbayar

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 4,4% no terceiro trimestre de 2025, acima da expectativa do mercado, que projetava alta de 4,3%, e acelerando em relação ao crescimento de 3,8% registrado no segundo trimestre, segundo estimativa revisada do Departamento de Análise Econômica (BEA).
 
A atualização substitui a terceira estimativa originalmente prevista para 19 de dezembro de 2025, adiada em razão da recente paralisação do governo. O avanço do PIB no trimestre refletiu principalmente o aumento do consumo, das exportações, dos gastos do governo e dos investimentos, enquanto as importações recuaram.
 
Em relação à estimativa inicial, o crescimento do PIB foi revisado para cima em 0,1 ponto percentual, com destaque para revisões positivas em exportações e investimentos, parcialmente compensadas por uma revisão para baixo no consumo. As importações, por sua vez, foram revisadas para cima.
 
Na comparação trimestral, a aceleração da atividade foi impulsionada pela recuperação dos investimentos, das exportações e dos gastos governamentais, além do fortalecimento do consumo. As importações caíram em menor intensidade do que no trimestre anterior.


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.