PIB dos EUA concentra atenções após ata do Fed – veja o que importa hoje

Mercado monitora ainda as participações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do BC, Roberto Campos Neto, no G20

Foto: Shutterstock/FOTOGRIN

Após a ata da última reunião do Federal Reserve ter mostrado que os dirigentes chegaram a cogitar uma alta maior nos juros, o mercado acompanha nesta quinta-feira (23) a segunda leitura do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no quarto trimestre de 2022. Monitora ainda as participações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no G20, que acontece na Índia.

A primeira leitura do PIB dos EUA , informada no final de janeiro, mostrou que a economia americana cresceu 2,9% entre outubro e dezembro, acima do esperado pelo mercado – o indicador de atividade é divulgado uma vez e depois passa por duas revisões, com ajustes feitos a partir de dados mais completos que vão sendo disponibilizados.

O dado deve ser avaliado com atenção pelos investidores, que estão especialmente sensíveis em relação a dados relacionados à atividade dos EUA, que pode indicar necessidade de mais ou menos juros (e mais ou menos contração da atividade econômica) ao longo deste ano.

A ata da última reunião do comitê de política monetária do Fed, há três semanas, mostrou que o colegiado do banco central dos Estados Unidos estava dividido sobre a decisão de elevar os juros em 0,25 p.p., com parte dos membros defendendo um aumento maior na taxa básica, de 0,50 p.p.

Leia mais:

Pela manhã, a Eurostat informou ainda que a inflação na zona do Euro avançou 8,6% em 12 meses em janeiro, um pouco acima dos 8,5% que haviam sido estimados no início deste mês – em dezembro, a alta de preços havia atingido 9,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os índices futuros americanos operam em alta na manhã desta quinta: por volta das 8h, o Dow Jones subia 0,21%, o S&P 500 avançava 0,38% e o Nasdaq ganhava 0,65%. No mesmo horário, o índice europeu EuroStoxx 50 operava em alta de 0,35%.

Haddad e Campos Neto no G20

Após a discussão sobre uma possível revisão para cima da meta de inflação, que dominou o noticiário econômico nas últimas semanas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, cumprem agenda no primeiro dia da reunião do G20 em Bangalore, na Índia.

Saiba mais:

Às 11h30, Campos Neto dá palestra no G20 High-level Symposium on Digital Public Infrastructure, fechado à imprensa, e às 19h Haddad participa de jantar de boas vindas do evento.

Os investidores ainda acompanham o balanço do quarto trimestre do frigorífico Minerva (BEEF3), que será informado após o fechamento do mercado.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.