Navegue:
PIB do 1º tri, reunião da Opep e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

PIB do 1º tri, reunião da Opep e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Mercados internacionais operam em alta na manhã desta quinta-feira

Cubos com letras formando PIB

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Como a economia brasileira se comportou nos primeiros três meses do ano? É essa a pergunta que o IBGE responde logo mais, às 9h desta quinta-feira (2), com a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2022.

Os dados fortes das pesquisas mensais de comércio e principalmente de serviços para março indicam um bom resultado, com analistas ouvidos pela Reuters esperando uma alta de 1,2% no período na comparação com o quarto trimestre de 2021.

Esse bom desempenho está ligado à retomada disseminada das atividades que foram suspensas durante a pandemia de Covid-19, mas a avaliação de economistas é que nos próximos meses os preços em patamar elevado e os juros altos irão refrear o crescimento da atividade. Em resumo, que é difícil esse ritmo de alta se manter daqui para a frente.

Leia mais:
PIB 2022: Economia respira no 1º trimestre com serviços, mas perderá fôlego depois com juros

No exterior, todos os olhos estarão voltados para a reunião da Opep+ (Organização Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados), que acontece hoje na Áustria.

O encontro pode decidir por um aumento da produção de petróleo, em meio à disparada das cotações da commodity após a União Europeia decidir suspender as importações da Rússia como sanção pela invasão da Ucrânia.

Saiba mais:
Ibovespa inicia junho praticamente estável, ajudado por Vale (VALE3)

Se confirmada, a medida pode segurar os preços do barril, afetando a Petrobras (PETR3; PETR4), que vem sofrendo em meio às discussões de como conter a alta dos combustíveis em ano eleitoral.

Por volta das 8h, os contratos futuros do barril Brent estavam em queda: os contratos de setembro caíam 2,5%, a US$ 110,6.

Mercados internacionais

Os mercados internacionais operam em alta na manhã desta quinta, com os investidores de bom humor com o Livro Bege, compilado de dados do Federal Reserve sobre a economia dos EUA, que mostrou ontem que a inflação e mercado de trabalho dão sinais de melhora em alguns distritos americanos.

Além disso, a flexibilização dos lockdowns em grandes cidades da China, que possui uma política de Covid zero, também vem mantendo os mercados mais otimistas.

Por volta das 8h, os índices futuros americanos estavam no azul: o Dow Jones subia 0,47%, o S&P 500 estava em alta de 0,59% e o Nasdaq ganhava 0,75%.

No mesmo horário, o EuroStoxx 500 operava em alta de 0,80%.

Compartilhe:

Compartilhe: