A PetroRio (PRIO3) recebeu do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a licença para perfurar novos poços no Campo de Frade, de acordo com fato relevante divulgado pela empresa na noite desta segunda-feira (25).
Com isso, a companhia mobilizou a sonda Norbe VI e pretende iniciar a campanha de revitalização do campo nos próximos dias.
A revitalização é importante para a PetroRio, que tem registrado redução na produção do campo, como “efeitos do declínio natural de campos maduros”, segundo o comunicado de balanço do quarto trimestre de 2021.

De acordo com o mesmo comunicado, a PetroRio pretende aumentar o fator de recuperação do campo e estender a concessão até 2041. “O projeto global considera a perfuração de quatro poços produtores e três injetores, que foram selecionados com base na maximização do fator de recuperação do campo”, diz a companhia.
A primeira fase do plano de revitalização do ativo, que inicia agora, envolve a perfuração de um poço produtor e dois poços injetores horizontais.
Performance das ações
As ações da PetroRio fecharam o pregão desta segunda-feira em alta de 0,9%, a R$ 24,70, apesar da queda de 3,76% no petróleo tipo Brent.
Desde o início do ano, surfando o rali dos preços do petróleo, a ação acumula ganhos de 19,5%.
De uma maneira geral, o mercado parece otimista com as ações da petroleira. De acordo com dados da Refinitiv disponíveis no TradeMap, todas as nove instituições financeiras consultadas recomendam a compra do papel, e a mediana de preços-alvo é de R$ 31 – o que corresponde a alta de 25,5%.
