Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Petróleo cai com tensão entre China e EUA e o início de novas sanções contra Rússia

Commodity volta ao terreno positivo mesmo com tensões geopolíticas no radar

Foto: Shutterstock/Golden Days

O barril do petróleo tipo Brent voltou a cair nesta segunda-feira (6), refletindo o acirramento das tensões entre China e os Estados Unidos, além do início de novas sanções às exportações da Rússia.

Por volta de 12h40, o preço do barril perdia 0,30%, negociado a US$ 79,70, conforme dados da ICE. Na semana passada, a commodity registrou perda de aproximadamente 7,5%.

O Brent até esboçou recuperação durante o dia e chegou a subir 1,55%, mas o mau humor voltou a prevalecer sobre os investidores.

Na semana passada, o temor do risco de recessão global se sobressaiu ao movimento de reabertura da segunda maior economia do mundo, principalmente após sinais de que o Fed, o banco central americano, deve manter a alta dos juros para domar a inflação.

China e Rússia no radar

A queda da cotação repercute a elevação dos riscos geopolíticos após a força aérea americana abater um balão chinês que supostamente estava espionando o país.

Em resposta, Pequim afirmou neste domingo (5) que a reação americana foi “exagerada” e negou que o artefato era usado para espionagem. Segundo autoridades chinesas, o balão era usado para pesquisas, mas acabou se desviando da sua rota.

Ainda no cenário global, entrou em vigor neste fim de semana novas sanções do ocidente às exportações energética da Rússia, com limitações aos preços de diesel e outros produtos.

O país de Vladimir Putin afirmou que não vai fazer negócios com as nações que participarem do boicote, abrindo oportunidade do aumento do fluxo de exportação para outros países, como China e Índia.

Petroleiras avançam

Na contramão do Ibovespa, que cai quase 1% no pregão, a maioria das petrolíferas brasileiras operam em alta.

Por volta de 12h50, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiam 0,61%, enquanto as ordinárias (PETR3) ganhavam 0,97%, Prio (PRIO3) subia 0,08% e PetroReconcavo tinha alta de 0,91%. No grupo de baixas, apenas 3R Petroleum (RRRP3), que caía 0,91%.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.