Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Petrobras (PETR4) produz menos no 4º trimestre, mas bate meta do ano – entenda

Entre outubro e dezembro, a produção total da estatal atingiu 2,646 milhões de barris de óleo equivalente por dia

Foto: Shutterstock/Saulo Ferreira Angelo

Como o previsto, a Petrobras (PETR4; PETR3) produziu no quarto trimestre de 2022 a média vista durante todo o ano passado, que foi de 2,6 milhões de boed (barris de óleo equivalente por dia), segundo relatório publicado nesta quarta-feira (8).

O resultado não chega a ser uma surpresa, uma vez que a petrolífera produziu uma média de 2,684 boed em 2022, conforme divulgado ao mercado em janeiro, ficando acima da meta prevista, mas 3,2% abaixo do desempenho de 2021.

Entre outubro e dezembro de 2022, a produção total da estatal atingiu 2,646 milhões de barris de óleo equivalente por dia, 2,1% abaixo do total do último trimestre de 2021, impactada por perdas ocasionais em pontos de exploração.

Na comparação trimestral, porém, a produção ficou estável, refletindo o aumento da produção da FPSO (unidade flutuante de armazenamento e transferência) Guanabara e o início dos trabalhos da P-17 e de poços novos da Bacia de Campos.

Da produção total, 1,639 milhão de barris de petróleo foram provenientes da exploração do pré-sal, enquanto 500 mil boed representam a produção de gás natural.

Vendas de derivados

As vendas de derivados, que são os motores de receita da Petrobras, além da produção, representaram 1,796 milhão de boed no quarto trimestre, uma queda de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Do total de derivados, o diesel representou 769 mil barris de óleo por dia no período, recuo de 2,7% ante o último trimestre do ano anterior. Já a gasolina registrou 447 mil barris por dia, uma perda de 3,5%.

O querosene de avião, por sua vez, alcançou 104 mil barris de óleo por dia, alta de 13% na base do último trimestre de 2021.

Para 2023, a Petrobras informou que existe a previsão do início de operação do FPSO Almirante Barroso, com entrada programada para o segundo, assim como o FPSO Sepetiba, com a entrada programada para o segundo semestre.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.