Com o início de produção de novas plataformas ao longo de 2022, a Petrobras (PETR4) conseguiu superar a meta de produção total prevista para o ano, alcançando 2,684 milhões de boed (barris de óleo equivalente por dia), ante uma estimativa de 2,6 milhões de boed.
Em comunicado enviado ao mercado na noite desta terça-feira (17), a estatal afirmou que a produção ficou 3,2% acima da projetada inicialmente, mas dentro da margem considerada – de 4% para mais ou para menos.
Por divisão, a produção comercial alcançou 2,361 milhões de boed, ficando 2,7% acima da meta de 2,3 milhões de boed. Já a produção de óleo ficou em 2,154 milhões de bpd (barris por dia), 2,6% maior que a meta de 2,1 milhões de bpd.
Leia também:
Em relação às novas plataformas, que ajudaram a aumentar a produção no ano passado, o FPSO (unidade flutuante de armazenamento e transferência) Guanabara, primeira unidade definitiva do campo de Mero, entrou em produção em abril de 2022, enquanto a P-71, no campo de Itapu, começou em dezembro, sendo que a projeção inicial era para 2023.
Além disso, a companhia conseguiu avançar com o plano de renovação da Bacia de Campos, com a entrada em operação de dez novos poços produtores e quatro poços injetores de desenvolvimento complementar, ampliando o potencial de produção da bacia em 94 mil bpd.