Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Petrobras (PETR4): conselho confirma Jean Prates como presidente da estatal

Executivo assume o lugar de Caio Paes de Andrade, que renunciou para assumir um cargo no governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo

Foto: Shutterstock/curraheeshutter

O conselho de administração da Petrobras (PETR4; PETR3) confirmou nesta quinta-feira (26) o que todos esperavam, o nome de Jean Paul Prates como novo presidente da companhia e membro do colegiado da estatal.

Em comunicado enviado ao mercado, a companhia explicou que o executivo tomou posse na data de hoje. O mandato de presidente é válido até o dia 13 de abril deste ano, assim como os demais membros da diretoria. O executivo assume o lugar de Caio Paes de Andrade, que renunciou para assumir um cargo no governo de Tarcísio de Freitas em São Paulo.

Prates é advogado e economista, com mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, além de mestrado em Petróleo e Gás pelo Instituto Francês de Petróleo.

Apesar de ser político, senador eleito pelo PT, mesmo partido do presidente Lula, o executivo tem um currículo inteiramente dedicado ao setor de petróleo e gás.

Leia também:

Ele tem mais de 37 anos de experiência assessorando empreendimentos públicos-privados nas áreas de petróleo, gás, biocombustíveis e energia renovável. Prates é coautor do marco regulatório e de royalties para o setor de energia no Brasil.

Além disso, fundou o Cerne (Centro de Estratégias em Energia e Recursos Naturais), dedicado a ajudar o governo e as empresas a implementarem a inclusão social e estratégias multilaterais de investimento nesses setores.

No Senado, o presidente da Petrobras pautou o seu mandato por um forte envolvimento na área de energia. Prates se tornou senador em 2019, após a renúncia de Fátima Bezerra, de quem era suplente. Bezerra deixou o cargo para assumir como governadora do Rio Grande do Norte.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.