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Ações da Netflix (NFLX34) disparam com adição de usuários acima do esperado no 4º trimestre

No acumulado de 2022, empresa registrou US$ 32 bilhões em receita, alta de 8,2% em um ano

Foto: Shutterstock/Elliot Cowand Jr

A Netflix (NFLX34) apresentou, na noite da última quinta-feira (19), seu resultado do quarto trimestre do ano passado, com números que agradaram o mercado. Embora a receita tenha vindo em linha com o estimado, a adição de usuários foi o destaque no período.

Por volta de 12h, as ações da Netflix na Nasdaq avançavam 7,9%, a US$ 340. No acumulado de 2023, os papéis sobem 15%.

O faturamento da empresa de streaming atingiu US$ 7,85 bilhões, exatamente o estimado por Wall Street, alta de 1,9% na comparação anual. O lucro por ação da Netflix, na mesma base comparativa, caiu de US$ 1,33 para US$ 0,12.

A perda nos ganhos por ação foi mais do que compensada pela adição líquida de usuários pagantes em todo o mundo. Ao todo, foram 7,66 milhões, ante 4,57 milhões de adições esperadas pelos investidores. Atualmente, são 231 milhões de assinaturas.

A adição líquida 67% maior do que o mercado americano esperava é positiva dado que o fim do compartilhamento de senhas entre usuários poderia impactar a adição de novos clientes.

Ao que parece, no quarto trimestre do ano passado não trouxe grandes implicações – pelo contrário. Contas compartilhadas nos meses anteriores podem ter sido revertidas em novos usuários únicos.

A margem operacional da Netflix também surpreendeu o mercado, ficando em 17,8%, que esperava um número na casa dos 16%. A queda de 3,1 p.p (pontos percentuais) na relação com o quarto trimestre de 2021 não preocupa os investidores.

O atual CEO e cofundador da Netflix, Reed Hastings, informou que deixará o cargo e passará o bastão para dois executivos, que dividirão o posto. Ted Sarandos, que era co-CEO, e Greg Peters, diretor executivo de operações, são os escolhidos.

Hastings continuará na empresa como presidente do conselho de administração, em movimentação similar a Jeff Bezos, na Amazon.

Destaques da Netflix

Os números da Netflix e, sobretudo, a chegada de novos clientes, pode ser destacada pelos lançamentos de sucesso entre outubro e dezembro do ano passado.

Entre os títulos, a gestão da empresa chama atenção para Wednesday, que foi a terceira série mais popular da Netflix; Harry & Meghan, o segundo documentário mais popular no período; e Glass Onion, o quarto filme mais popular.

A empresa utiliza o período de 28 dias para fazer tal análise. O período de quatro semanas, inclusive, é utilizado para avaliar o retorno do capital investido em forma de visualizações e adição de novos usuários para seus lançamentos.

O título 1899, por exemplo, foi lançado no quarto trimestre e sua continuação já foi cancelada, em vista do desempenho abaixo da expectativa da empresa.

No acumulado de 2022, a empresa registrou US$ 32,57 bilhões em receita, US$ 5,6 bilhões em lucro operacional e US$ 1,6 bilhões em fluxo de caixa livre — que é o que, de fato, os investidores devem olhar. A previsão é de quase dobrar essa linha, para US$ 3 bilhões em 2023.

Outro destaque foi a geração de caixa operacional da empresa, que atingiu US$ 400 milhões no quarto trimestre, ante uma perda do mesmo montante no quarto trimestre de 2021.

No ano, a empresa gerou US$ 2,08 bilhões em caixa, contra US$ 400 milhões no acumulado do ano anterior, mostrando certa solidez na operação em um ambiente concorrencial extremamente acirrado.

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De acordo com o site JustWatch, até o terceiro trimestre do ano passado, a Netflix tinha 21% de market share no mercado americano, seguida de Amazon Prime Video (19%), HBO Max (15%) e Disney+ (15%). Hulu, também do grupo Disney, possui 10%, enquanto a Apple TV+ detém 7%.

A Netflix chegou antes e bebeu água limpa, sendo a primeira empresa pure play de streaming. Contudo, para manter a tendência de crescimento teve de elevar os preços das assinaturas, e tem visto sua participação de mercado diminuir.

A sinalização de um bom trimestre é positiva para o negócio, que deve ganhar mais alguns trimestres de confiança do mercado, mas ainda assim os múltiplos da companhia são elevados.

Com a alta de hoje, a Netflix negocia a 31,5 vezes o seu lucro dos últimos 12 meses.

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