Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Moda vai pegar aqui? Reino Unido cria imposto extra de 25% sobre lucro de petrolíferas

Plano também prevê amplo benefício fiscal para companhias que investirem em aumento de produção no Reino Unido

Foto: Bjoern Wylezich / Shutterstock.com

O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira (26) que vai taxar em mais 25% o lucro das empresas de petróleo e gás. A cobrança será temporária e os recursos arrecadados serão usados para distribuir auxílios financeiros à população.

Na prática, isso elevará o total de imposto sobre o lucro destas companhias para 65%. Até então, as empresas estavam sujeitas a um imposto de 40%.

Em comunicado, o governo do Reino Unido disse que as empresas que vendem petróleo e gás tiveram “lucros extraordinários” por causa do aumento nos preços destes produtos – um reflexo direto da guerra na Ucrânia e das sanções econômicas aplicadas à Rússia, maior exportador mundial de petróleo e derivados.

A expectativa é de que o novo imposto arrecade cerca de 5 bilhões de libras nos primeiros 12 meses em que estiver em vigor. A promessa do governo é de que o imposto será removido “se os preços do petróleo e gás voltarem a níveis historicamente mais normais”.

O plano também prevê um “super -incentivo” fiscal para as companhias que investirem os lucros na produção de petróleo e gás no Reino Unido. Sob os novos termos, as companhias poderão recuperar até 91% de cada libra investida na forma de créditos fiscais.

Leia mais:
Petrobras (PETR4) lucrou mais do que outras grandes empresas do setor no 1º trimestre

“Sabemos que as pessoas estão enfrentando desafios com o custo de vida e é por isso que hoje anunciamos mais auxílios para lidar com o aumento das contas de energia”, disse o ministro de Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak.

“Também é correto que as empresas que estão com lucros extraordinários por causa dos preços recorde de petróleo e gás contribuam com isso”, acrescentou.

O governo do Reino Unido também disse que também pode aplicar um imposto semelhante sobre o setor elétrico, que também teve aumento no lucro por causa do efeito que a valorização do gás natural exerce sobre as tarifas de energia.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.