O preço médio dos imóveis vendidos pela Tenda (TEND3) no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 185,5 mil, alta de 19,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, as vendas líquidas da construtora caíram 36,5% na mesma base de comparação, para R$ 489,3 milhões.
De acordo com a prévia operacional divulgada pela companhia na noite desta sexta-feira (14), o aumento de preços médios de venda se deve à estratégia de precificação da companhia, com foco na recomposição de margens.
O preço médio de venda, porém, parece ter sido o único indicador a apresentar expansão nesse ano.
A velocidade de vendas (VSO) recuou 12,7 pontos percentuais na comparação anual, para 20,3%, também consequência do objetivo de privilegiar a recuperação das margens via aumento de preços.
Os lançamentos também tiveram baixa entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano, de 40,6%, totalizando R$ 376,2 milhões.
“O menor volume de lançamentos no trimestre reflete o foco da companhia no ganho de preço”, diz o relatório. “Estamos confiantes que a readequação dos nossos futuros lançamentos à realidade atual de custos permitirá retomarmos gradativamente o volume”, completa.
O banco de terrenos fechou o trimestre em R$ 13,9 bilhões, alta anual de 14,2%. A relação de distratos sobre as vendas brutas, por sua vez, encerrou o trimestre em 14,9%, queda de 1,4 ponto percentual na comparação anual.