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Méliuz (CASH3) amplia prejuízo no 2º trimestre após despesa subir mais que a receita

No período, as despesas operacionais da empresa totalizaram R$ 133,9 mi, impactadas por Bankly e itens extraordinários

Foto: Shutterstock

A plataforma de cashback Méliuz (CASH3) registrou aumento da receita no segundo trimestre, mas as despesas saltaram 114%, fazendo com que a companhia terminasse o segundo trimestre com prejuízo líquido de R$ 28,2 milhões – perdas ainda maiores do que os R$ 4,66 milhões anotados no mesmo período do ano passado.

As despesas operacionais da Méliuz totalizaram R$ 133,9 milhões, impactadas pelas despesas do Bankly e por itens extraordinários. Excluindo as despesas do Bankly (R$ 13,7 milhões) e os itens extraordinários (R$ 18,9 milhões), o total das despesas operacionais foi de R$ 101,3 milhões, uma importante redução de 7% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Ainda que as despesas tenham disparado, a companhia ressalta que reduziu em 40% suas despesas em marketing. “Conclusão: conseguimos entregar um crescimento substancialmente maior que a média do mercado diminuindo os investimentos em marketing – seguimos crescendo e com mais eficiência”, escreveu a companhia.

A receita líquida cresceu 45% entre o segundo trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano, para R$ 79,1 milhões, reflexo do crescimento do GMV (valor bruto de mercadorias) e de novas receitas provenientes de aquisições.

No trimestre, o GMV da companhia registrou crescimento de 24% na base anual, terminando o período com R$ 1,42 bilhão.

A receita líquida da unidade shopping Brasil foi de R$ 55,7 milhões, aumento de 59% em relação ao mesmo intervalo de ano passado, em função de um crescimento de 0,8 p.p (ponto percentual) no take rate (comissão que a empresa recebe a cada transação) e do aumento do GMV.

No segmento de shopping internacional, a receita líquida apresentou recuo de 25%, para R$ 6,2 milhões, devido principalmente à variação cambial, à redução no resultado de cupons de desconto e aos efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Nos serviços financeiros, por sua vez, a receita líquida caiu 54% entre os dois períodos, para R$ 3,9 bilhões, refletindo a despriorização do cartão co-branded em função de novos produtos financeiros.

“Reforço nossa estratégia em sermos cauteloso na emissão de cartão de crédito. Não queremos nos colocar numa posição de risco quanto a eventuais provisionamentos que possam impactar a saúde financeira da companhia”, afirmou o CEO.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do segundo trimestre ficou negativo em R$ 52 milhões  , impactado pelas maiores despesas, pela menor receita do negócio de shopping e pela consolidação dos resultados do Bankly.

O Bankly registrou receita líquida de R$ 7,4 milhões em junho, quando os resultados passaram a ser divulgados.

A expectativa da companhia é que o breakeven da plataforma financeira seja atingido no primeiro semestre de 2023.

Na frente operacional, o Méliuz finalizou o trimestre com um total de 25,2 milhões de contas, crescimento de 34% ante igual intervalo de 2021. Em termos de usuários ativos, houve queda de 13%, para 7,7 milhões.

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