Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Quais são os melhores investimentos para 2023? Confira na última TradeLive do ano

Com a disparada da Selic e a instabilidade econômica, o próximo ano deve oferecer oportunidades relacionadas à renda fixa

Foto: Shutterstock/xalien

Enquanto a incerteza pairava sobre a economia mundial, com altos e baixos, assim como nos investimentos, o ano de 2022 começou promissor para a Bolsa de Valores brasileira

Ao final do ano, porém, o Ibovespa segue praticamente no zero a zero, enquanto a previsão do mercado é de que o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresça mais de 3%. Mas o que isso impacta os investimentos?

A desaceleração da Bolsa está diretamente ligada à alta da taxa de juros brasileira. O processo de contração monetária passará a fazer maior efeito negativo sobre a economia a partir do ano que vem.

Para 2023, os especialistas têm enxergado setores como energia elétrica, bancos e shopping centers como temas resilientes e, a esta altura, depreciados em Bolsa, o que pode sugerir oportunidades. Por outro lado, há cautela com estatais.

O próximo ano deve oferecer oportunidades relacionadas à renda fixa, com a disparada da Selic e instabilidade econômica e fiscal no país, o que empurra os títulos pré-fixados e atrelados à inflação para cima.

Há quem aponte que o ano terá forte fluxo de demanda por fundos que investem em prefixados e IPCA, aproveitando esse movimento incerto e de prêmio nos papéis de renda fixa.

Este ano de 2022, que vai terminando, foi marcado pela alta procura por fundos de papéis de crédito privado, que devem acabar desacelerando ao longo do próximo ano.

Na última TradeLive do ano, Gilvan Bueno, sócio e gerente educacional da Órama, e Phil Soares, chefe de análise de ações da Órama, analisam o cenário para 2023 e contam o que esperar e onde investir.

Envie as suas dúvidas, acompanhe a TradeLive desta semana e saiba como começar os investimentos de 2023 com o pé direito!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.