Nesta volta do feriado de 7 de Setembro, os investidores aguardam a decisão sobre juros do BCE (Banco Central Europeu), com as apostas se concentrando em um aumento agressivo na taxa da Zona do Euro, e discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que pode ajudar no ajuste das expectativas para a política monetária da maior economia do mundo.
Por volta das 8h10, os índices futuros americanos operavam em leve alta: o Dow Jones subia 0,11%, o S&P 500 estava em alta de 0,09% e o Nasdaq ganhava 0,06%. O Euro Stoxx 50, principal índice europeu, estava estável.
A decisão do BCE será divulgada às 9h15, e a expectativa do mercado é de um aumento agressivo, de 0,75 ponto percentual, na taxa básica do bloco comercial. No último encontro, para combater uma inflação que caminha para superar os 10%, o banco subiu os juros em 0,50 ponto, a zero, colocando um ponto final no período de juros negativos na região.
A maior parte dos analistas acredita que o banco central terá que ser ainda mais ousado agora, ainda mais em meio às pressões inflacionárias representadas pela decisão da Rússia de interromper o fornecimento de gás natural aos europeus através do gasoduto Nord Stream 1.
Às 10h10, os investidores acompanham com atenção o discurso de Powell, que falará na conferência monetária anual do Cato Institute. Ontem, o Livro Bege, relatório detalhando a situação da atividade econômica nos EUA, mostrou que a forte aceleração de preços começou a diminuir.
Leia mais:
Pesquisa do Fed indica perspectiva “fraca” para economia dos EUA, apesar de expansão em agosto
Mesmo assim, o documento frisou que a inflação “permaneceu elevada”, em meio a problemas no mercado de trabalho e na cadeia de fornecimento de suprimentos para as indústrias. Os mercados acompanham ainda, às 9h30, a divulgação do número atualizado de pedidos de auxílio desemprego.
Por que isso importa?
Taxas de juros mais elevadas em grandes economias, como países da Europa e Estados Unidos, retiram a atratividade de ativos de risco e de países emergentes como o Brasil. Além disso, o movimento de aperto monetário pelo mundo pode levar a uma recessão da economia global.
7 de Setembro
Ontem, as manifestações do 7 de Setembro pelo Brasil, convocadas pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro, atraíram multidões pelo país, com destaque para Brasília e Rio de Janeiro.
Os discursos de Bolsonaro durante as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil foram criticados pelos outros candidatos, que apontaram que o presidente aproveitou o evento para fazer campanha política, e que pode ser acionado na Justiça por isso.
Para analistas políticos, a três semanas do primeiro turno o presidente adotou um tom mais moderado, sem enfatizar tanto as críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal) ou urnas eletrônicas.