Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Klabin (KLBN11) divulgam balanços esta semana – veja calendário

Além dos bancos, Klabin (KLBN11), TIM Brasil (TIMS3), Usiminas (USIM5) e outras divulgam os resultados

Foto: Shutterstock/ Kunakorn Rassadornyindee

Após duas semanas mornas quando o assunto é temporada de balanços do quarto trimestre de 2022, finalmente o calendário brasileiro começa a tomar envergadura, com empresas dos mais variados setores soltando seus números ao longo da semana.

E como não poderia ser diferente, dois dos maiores bancos do Brasil e da América Latina, como Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), divulgam balanços.

Depois do Santander (SANB11), o primeiro dos quatro grandes bancos a divulgar os números, que por sinal vieram abaixo do previsto pelo mercado em parte em decorrência dos problemas na Americanas (AMER3), o mesmo deve acontecer com o Bradesco, um dos mais expostos à varejista.

Leia também:

Do lado positivo, Heitor Martins, especialista em renda variável na Nexgen Capital, destaca que os bancos podem ter uma melhora na concessão de crédito dada a alta da Selic, já que os juros cobrados são mais altos.

Por outro lado, na visão do mercado, a alta dos juros deve ter pressionado o poder de compra como um todo, o que pode reverberar em aumento da inadimplência dos clientes, pressionando a rentabilidade das instituições financeiras.

Além dos bancos, outras gigantes da Bolsa brasileira, como Klabin (KLBN11), TIM Brasil (TIMS3) e Usiminas (USIM5) também divulgam os números. Dentre elas, a gigante de papel e celulose e a siderúrgica devem se destacar, impactadas pela alta do preço da celulose e pelo fraco resultado da indústria local, respectivamente.

Segundo Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, a Usiminas reportará números fracos como tradicionalmente acontece nos últimos três meses do ano, enquanto a CSN (CSNA3) deve mostrar um melhor comportamento, como consequência da alta do preço do minério e dos resultados da CSN Cimentos, que deve se notabilizar como a terceira maior cimenteira do país.

No caso da TIM, que ainda sofre com os efeitos da incorporação de ativos da Oi (OIBR3; OIBR4), o BTG Pactual espera resultados “decentes” para o período. Para os analistas, a empresa deve reportar lucro líquido de R$ 471 milhões no trimestre, uma queda de 39% na comparação anual.

Na visão do banco, os ativos móveis adquiridos da Oi continuarão espremendo o resultado da empresa em 2023.

Para a temporada do quarto trimestre como um todo, a expectativa é que setores mais sensíveis aos juros, como varejo, bancos e consumo, se mostrem mais suscetíveis aos desafios da economia global e terão números abaixo da expectativa em 2022.

Abaixo, veja a agenda completa dos balanços que serão acompanhados de perto pela Agência TradeMap. Importante ressaltar que na tabela constam apenas as empresas integrantes do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira.

Calendário de resultados da semana

⇨ Acompanhe as notícias de mais de 30 sites jornalísticos de graça! Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.