Itaú (ITUB4) anuncia programa de recompra de até 75 milhões de ações

Segundo o banco, a iniciativa tem como objetivo maximizar a alocação de capital, remunerar funcionários e bancar possíveis negócios

Foto: Shutterstock

Para maximizar a alocação de capital, remunerar funcionários e financiar oportunidades de negócios, o conselho de administração Itaú Unibanco (ITUB4) aprovou, na noite desta quinta-feira (25), um programa de recompra de até 75 milhões de ações preferenciais.

Em comunicado, o banco explicou que a quantidade equivale a 1,56% do total em circulação. Com base nos dados do dia 30 de junho, o Itaú possuía 384.272.066 ações ordinárias e 4.803.222.413 preferenciais em circulação, sendo que há 3.274.491 preferenciais em tesouraria.

Caso efetuadas, as aquisições poderão ocorrer até 24 de fevereiro de 2024, a valor de mercado. No fechamento desta quinta, os papéis eram avaliados em R$ 26,85, após valorizarem 1,24% ao longo do pregão.

De acordo com o Itaú, os principais objetivos da iniciativa são maximizar a alocação de capital, prover a entrega de ações a funcionários da companhia no âmbito de modelos de remuneração, planos de incentivo de longo prazo e projetos institucionais, e utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro.

Além disso, o banco destaca que as aquisições podem gerar maior retorno em dividendos e o aumento do percentual de participação dos acionistas, caso haja o cancelamento de ações.

Para o banco, os principais efeitos seriam a otimização da utilização dos recursos disponíveis para investimento e a alteração do índice de capital.

“O conselho de administração entende que a liquidação da aquisição das ações de emissão própria é compatível com a situação financeira da companhia, não vislumbrando nenhum impacto no cumprimento das obrigações assumidas”, diz o Itaú.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.