Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação nos EUA e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda repercutem pesquisa Datafolha e acompanham dados da Sondagem da Indústria da FGV

Foto: Shutterstock

Em meio ao receio dos mercados internacionais de uma possível recessão global à frente, os investidores estão de olho na divulgação da inflação americana em abril, um número que pode sinalizar os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos.

Às 9h30, o escritório oficial de estatísticas americano (BEA, ou Bureau of Economic Analysis) informa o PCE (Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) de abril, que é o indicador mais acompanhado pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA) para definição de política monetária. Analistas ouvidos pela Reuters esperam alta de 4,9% na comparação com o mesmo mês de 2021.

A ata da última reunião do Fomc, colegiado do Fed, confirmou a inclinação dos membros do comitê em manter o ritmo de alta de 0,50 ponto nas próximas reuniões, o que animou os mercados americanos.

Saiba mais:
Ata do Fed: dirigentes veem pelo menos mais duas altas de 0,50 ponto

Eletrobras

Os investidores estão de olho ainda no lançamento da oferta de ações do processo de privatização da Eletrobras (ELET6), que deve acontecer nesta sexta.

Assim como ocorreu nas ofertas da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), os trabalhadores poderão usar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para participar da oferta da Eletrobras (ELET6).

Leia mais: 
Trabalhador poderá usar FGTS para participar da oferta da Eletrobras – será que vale a pena?

Cenário eleitoral

Por aqui, o mercado repercute também o cenário eleitoral. Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu vantagem sobre Jair Bolsonaro, somando 48% de intenção de votos no primeiro turno, contra 27% do presidente.

A dúvida dos investidores é se o cenário mais favorável a Lula pode levar Bolsonaro a ampliar medidas para tentar compensar a inflação, como mudanças na política de preços da Petrobras.

Os investidores ainda acompanham a divulgação da Sondagem da Indústria de maio, às 8h. O levantamento mensal feito pela FGV/ Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) acompanha a confiança do setor industrial na economia.

Em abril, após oito quedas consecutivas, o Índice de Confiança da Indústria subiu 2,4 pontos, a 97,4 pontos.

Bolsas internacionais

Os índices futuros americanos operam em alta nesta manhã. Por volta das 7h50, o Dow Jones subia 0,10%, o S&P 500 estava em alta de 0,29% e o Nasdaq ganhava 0,49%.

No mesmo horário, o EuroStoxx 500 operava em alta de 0,82%.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.