Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação ao produtor nos EUA, serviços no Brasil e balanços – veja o que importa hoje

Dia será agitado para divulgação de resultados do 2º trimestre, com Azul, Magalu, B3 e Cogna

Foto: Shutterstock

Após a inflação ao consumidor nos EUA dar uma trégua em junho e animar os mercados ontem, hoje é a vez da divulgação do indicador que mostra os preços ao produtor americano, o PPI, que será informado às 9h30 pela secretaria de estatísticas trabalhistas (BLS).

O CPI (índice de preços ao consumidor) mostrou estabilidade no mês passado, cenário melhor que o esperado pelo mercado e dado que chegou a impulsionar as apostas em um aumento um pouco menos agressivo de juros pelo Federal Reserve (banco central americano), de 0,50 ponto, na próxima reunião.

Apesar disso, declarações de membros do Federal Reserve indicando que é cedo demais para cantar vitória sobre a inflação viraram o jogo, com as projeções voltando a se concentrar em aumento de 0,75 ponto.

Também às 9h30, o DoL (departamento de trabalho americano) informa o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego nos EUA, mostrando como está o andamento do mercado de trabalho na maior economia do mundo.

Leia mais:
Zero a zero: CPI estável nos EUA aumenta aposta em alta menor nos juros e anima mercados

À espera dos indicadores, os índices futuros americanos estavam no azul por volta das 8h: o Dow Jones ganhava 0,40%, o S&P 500 estava em alta de 0,29% e o Nasdaq subia 0,19%. No mesmo horário, o principal índice europeu, o Euro Stoxx 50, operava em queda de 0,14%.

Por que isso importa?

Os números da inflação americana ajudam a ajustar as expectativas do mercado para os próximos aumentos de juros pelo Federal Reserve. O receio é que um aperto monetário agressivo possa levar a economia dos EUA a uma recessão.  

Serviços e balanços

Por aqui, os investidores acompanham o dado da Pesquisa Mensal de Serviços de junho, que será informado às 9h, com o desempenho do setor que vem impulsionando a atividade econômica.

Em maio, os serviços avançaram 0,9%, um crescimento quatro vezes maior do que o esperado por analistas, com todas as cinco atividades investigadas pela pesquisa no azul. A expectativa é de uma desaceleração no mês retrasado.

Ontem, o IBGE divulgou uma queda acima do esperado por analistas, de 1,4%, para o comércio no período.

Saiba mais:
Comércio em baixa: Tombo além do esperado em junho é mau sinal para o setor nos próximos meses

O mercado ainda estará de olho em uma bateria de balanços de peso, como a companhia aérea Azul (a única que informa seus resultados antes da abertura do mercado) e as varejistas Magalu e Via, além de JBS, Cogna e Locaweb, entre outras.

Veja abaixo a lista completa:

Azul (AZUL4)
Natura (NTCO3)
Rumo (RAIL3)
Sinqia (SQIA3)
CPFL (CPFE3)
Eneva (ENEV3)
Magalu (MGLU3)=
Locaweb (LWSA3)
Localiza (RENT3)
Via (VIIA3)
JBS (JBSS3)
Americanas (AMER3)
B3 (B3SA3)
BR Malls (BRML3)
CCR (CCRO3)
Cogna (COGN3)
Energisa (ENGI11)
Ezetec (EZTC3)
JHSF (JHSF3)
Oi (OIBR3)
Sabesp (SBSP3)
Qualicorp (QUAL3)
Cyrela (CYRE3)
Hapvida (HAPV3)
Marfrig (MRFG3 11)

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.