Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Indústria no Brasil, desemprego nos EUA e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores também acompanham o índice de gerente de compras de serviços no Brasil

Após um PIB (Produto Interno Bruto) mais fraco do que o esperado no terceiro trimestre, nesta sexta-feira, dia 3, é a vez do mercado ter um gostinho de como se comportou a indústria em outubro, primeiro mês do quarto trimestre.

Às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Mensal. Uma queda no indicador de desempenho do setor pode levar a mais redução nos juros futuros, que ontem caíram com o PIB estagnado e com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios.

Leia mais

Em setembro, a produção industrial teve queda de 0,4% na comparação com agosto, na quarta queda consecutiva do indicador.

Outro indicador de atividade será conhecido às 10h, quando o HSBC divulga o PMI (índice de gerente de compras) do setor de serviços em novembro.

Taxa de desemprego nos EUA

Às 10h30, a BLS (secretaria de estatísticas trabalhistas dos Estados Unidos) informa a taxa de desemprego nos EUA em novembro. O dado é acompanhado com atenção pelo mercado, já que pode influenciar nas decisões futuras do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) sobre a política monetária.

Se o número for bom para o mercado de trabalho, o cenário de retirada mais rápida de estímulos e elevação dos juros no país será reforçado –o presidente do Fed, Jerome Powell, já indicou que a instituição deixou de ver a inflação no país como algo temporário. Lembrando que juros mais altos nos EUA são má notícia para países emergentes como o Brasil.

Leia mais

Às 11h45, a Markit informa o PMI (índice de gerente de compras) de serviços nos EUA em novembro.

 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.