Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa opera em alta com Haddad ministro e ações ligadas ao minério disparando

Bolsa opera em alta no último pregão da semana, com o mercado repercutindo os anúncios dos novos ministros

Foto: Shutterstock/Isaac Fontana

O Ibovespa opera em alta no último pregão da semana, com o mercado repercutindo os anúncios dos novos ministros do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os destaques negativos, papéis ligadas ao setor de saúde recuam, enquanto, na ponta positiva, ações de empresas ligadas ao minério de ferro avançam com dados vindos da China.

Às 11h55, o principal índice da B3 avançava 0,78%, aos 108.086 pontos. Na máxima do dia, avançou quase 0,9%. O movimento de alta, vale ressaltar, se intensificou após o anúncios dos ministros.

Lula confirmou nesta manhã que o novo ministro da Fazenda será Fernando Haddad, ex-ministro da educação e ex-prefeito de São Paulo.

Bacharel em direito, mestre em economia, acadêmico e autor de cinco livros, Haddad tem uma trajetória que se distancia do perfil sindicalista de parte dos fundadores do PT.

À frente da pasta, Haddad terá que lidar com a pressão por mais gastos sociais, a necessidade de uma nova regra fiscal e a reforma tributária.

Haddad já declarou que a primeira fase da reforma tributária deve contemplar a revisão dos tributos indiretos para, na sequência, lidar com mudanças sobre os impostos que incidem sobre patrimônio e renda.

Além de Haddad, Lula anunciou Rui Costa como ministro da Casa Civil; Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro, ex-presidente do Tribunal de Contas da União, para o Ministério da Defesa; e o embaixador Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.

Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, destaca que Lula anunciou nomes que já estavam antecipados pelo mercado, o que acabou pesando sobre a Bolsa em pregões anteriores. Para ele, o radar das atenções dos investidores segue nas negociações da PEC da Transição.

“A diplomação de Lula ocorre semana que vem, encerrando o período de transição, o que pode dar mais visibilidade aos planos do novo governo. Com a oficialização de Haddad, o mercado já pode se endereçar direto para ele, mas a Bolsa deve continuar com o sentimento de aversão ao risco”, comenta Moura.

Ações “metálicas” em alta

A ação da CSN Mineração (CMIN3) lidera os ganhos do Ibovespa no início desta tarde, com avanço de 7,84%, seguida por CSN (CSNA3), com alta de 5,47%, Vale (VALE3), com valorização de 3,89% e Usiminas (USIM5), com alta de 3,70%.

Na véspera, a China divulgou dados de inflação ao produtor (PPI) e consumidor (CPI) de novembro, com resultados que ficaram em linha com as expectativas. O CPI desacelerou de 2,3%, em outubro, para 1,6% no mês passado, enquanto o PPI apresentou queda 1,3% em novembro, o mesmo ritmo de outubro.

Apesar de não ter havido surpresas, o anúncio impulsionou o preço do minério de ferro negociado na Bolsa de Dalian, que avançou 4,69% no pregão da manhã, cotado a US$ 117 por tonelada.

Ademais, a equipe da XP destacou que o primeiro-ministro do país, Li Keqiang, afirmou que a China deve alcançar uma estabilização no nível de desemprego.

“Um recuo do número de casos diários para 16,6 mil versus 21,2 mil no dia anterior também corroborou para o tom otimista do mercado chinês, com o índice Hang Seng avançando 2,3%”, acrescentou a corretora, em relatório divulgado nesta manhã.

Ainda entre as maiores altas do Ibovespa, a ação do IRB (IRBR3) avançava 12%, Klabin (KLBN11) subia 2,16% e B3 (B3SA3) ganhava 1,54%.

Já na ponta negativa, a ação da Hapvida (HAPV3) liderava as perdas, com uma baixa de 2,81%. Na sequência, GPA (PCAR3) caía 2,32%, Equatorial (EQTL3) perdia 2,16% e São Martinho (SMOT3) apontava 2,14% para baixo.

O papel do Fleury (FLRY3) ainda recuava 1,05% após anunciar a venda da sua participação na Papaiz, uma companhia de diagnósticos de odontologia por imagem, por R$ 19,2 milhões.

O Fleury ressaltou que a transação segue “estratégia de portfólio de serviços em soluções com pleno potencial de integração e formação de ecossistema para a coordenação de cuidados na atenção primária, secundária e terciária por meio dos negócios que a empresa tem desenvolvido”.

Bolsas internacionais

Os mercados globais também operam em direções mistas nesta sexta, com os investidores monitorando novos dados de inflação nos Estados Unidos.

Mais cedo, foi divulgado o PPI, a inflação ao produtor americano, que avançou 0,2% em outubro ante setembro, segundo dados do Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou abaixo da previsão do mercado, que previa um avanço de 0,4% no período

Dentre os principais índices acionários globais, as Bolsas de Wall Street recuam nesta manhã, com o Dow Jones perdendo 0,12%, o S&P 500 caindo 0,19% e o Nasdaq Composite recuando 0,30%. Enquanto isso, o índice Euro Stoxx, da Zona do Euro, avançava 0,75%. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.