Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa descola do exterior e sobe pelo 5º pregão consecutivo; Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) lideram altas

O setor educacional subia no Ibovespa após um dia de baixa na quarta, refletindo uma expectativa com o segundo turno das eleições

Foto: Shutterstock

O Ibovespa sobe pelo quinto pregão consecutivo nesta quinta-feira (6), descolado do movimento de alguns dos principais mercados de ações do exterior, após mais um indicador apontar que os preços da economia diminuíram em setembro.

Por volta das 13h20, o Ibovespa avançava 0,50% e operava aos 117.820 pontos.

Entre as  maiores altas do principal índice da Bolsa brasileira, as ações de empresas de educação − Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) lideravam os ganhos, com valorizações de 7,53% e 4,22%, respectivamente. Na quarta-feira, estas ações tinham fechado em queda de aproximadamente 2%.

Para o analista da INV, João Abdouni, a alta de hoje nas ações de educação reflete o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato com mais chance de vencer as eleições presidenciais, ter declarado que em seu governo o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa de Universidade para Todos) “voltariam com força”.

No primeiro turno das eleições, o ex-presidente Lula foi o candidato mais votado no primeiro turno, com mais de 57 milhões de votos, atingindo 48,43% do eleitorado. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou em segundo lugar, com pouco mais de 51 milhões de eleitores, ou 43,20% do total.

Pesquisa do Ipec divulgada na quarta-feira (5), após o fechamento do mercado, aponta que o ex-presidente tem 51% de intenção de votos no segundo turno, e que Bolsonaro tem 43%.

“A Cogna tinha mais de 50% das suas receitas ligadas ao Fies. Quando esse programa saiu de cena, a empresa começou a sofrer com inadimplência. Lula vem afirmando que quer melhorar a abrangência da educação, ou seja, financiar educação de pessoas de baixa renda. Fica claro que a Cogna e a Yduqs podem se beneficiar disso”, comenta Abdouni.

Vale ressaltar que os papéis das educacionais Cogna e Yduqs apresentaram uma recuperação no mês de setembro, subindo 14% e 14,5%, respectivamente, diante das promessas eleitorais de Lula. Outro ponto importante, é que na segunda-feira (4), quando a Bolsa valorizou mais de 5%, foram as únicas companhias que recuaram no IBOV.

Leia também:
Por que Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) têm sido afetadas por incerteza eleitoral? Confira análise

Na sequência, dentre as maiores altas, Via (VIIA3) ganhava 5%, Grupo Soma (SOMA3) subia 4%, Eletrobras (ELET3) valorizava 3,11% e Alpargatas (ALPA4) avançava 3%.

O ganho dessas ações ligadas ao varejo acompanha mais um dado de deflação – queda nos preços da economia – divulgado nesta manhã. Mais cedo, a FGV divulgou o IGP-DI, o Índice Geral de Preços, que mostrou um recuo de 1,22% em setembro, após uma redução de 0,55% em agosto.

Baixas do Ibovespa

A ponta negativa do principal índice da Bolsa era composta por três empresas ligadas à mineração e a siderurgia: Usiminas (USIM5 -1,52%), Vale (VALE3 -2,13%) e CSN Mineração (CMIN3 -1%).

O movimento é um ajuste frente às altas do setor na véspera. Vale ressaltar que essas empresas estão sem a referência do preço do minério de ferro no mercado internacional esta semana, já que as bolsas de Dalian e Qingdao, na China, estão fechadas devido feriado nacional da Golden Week.

Ademais, outros papéis que recuavam com intensidade eram São Martinho (SMTO3 -1,52%), CPFL (CPFE3 -1,45%) e Dexco (DXCO3 -1,15%).

Mercados estrangeiros

Se o movimento aqui no Brasil é positivo, lá fora o cenário não é tão bom. Tanto os mercados americanos quanto os europeus recuam em bloco nesta quinta.

Nos EUA, o mercado aguarda os dados de mercado de trabalho americano divulgados pelo payroll na sexta (7), que poderá ditar novos rumos da política monetária do país.

Na quarta-feira, a presidente do Federal Reserve (o banco central americano) de São Francisco, Mary Daly, reiterou que as projeções dos analistas de cortes de juros já em 2023 estão equivocadas e pontuou que o banco central dos EUA deverá manter os juros em patamares elevados até que a inflação retorne para a meta de 2%.

Na Europa, os mercados operam já próximo do fechamento, com o FTSE 100 recuando 0,78% e o DAX 30 caindo 0,37%. Veja a perfomance em Wall Street e do Euro Stoxx 50 nesta tarde:

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.