Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Grupo Mateus (GMAT3): Genial vê consolidação no Norte e Nordeste e recomenda compra da ação

Corretora tem um preço-alvo de R$ 8 ao final de 2023, que traria uma valorização de 16% ao papel

Foto: Shutterstock/AlvaroMP

A Genial Investimentos iniciou a cobertura da ação do Grupo Mateus (GMAT3), com uma recomendação de compra e um preço-alvo de R$ 8 ao final de 2023, uma valorização de 16% em relação ao preço do último fechamento.

Em relatório, a corretora afirmou que acredita que a companhia deve se consolidar nas regiões Norte e Nordeste por um diferencial competitivo: a maior escala. A Genial tem essa percepção ao avaliar que os concorrentes (Supermercados Líder, Atakadão Atakarejo, Grupo Formosa e Grupo Vanguarda) são mais regionais que o Grupo Mateus.

“O grupo tem feito uma expansão e adensamento de rotas para outros estados do Nordeste, o que permitirá diversificar seu portfólio para além do atual eixo Maranhão-Pará”, avaliam os analistas Iago Souza, Vinicius Esteves e Nina Mirazon.

Outro ponto que agrada os analistas da Genial é a governança da empresa. A corretora vê com bons olhos a troca de CEO feita em agosto do ano passado, quando Jesuíno Martins, executivo “braço direito” do fundador Ilson Mateus, com 25 anos de empresa, assumiu o posto.

“Essa troca acontece em um momento onde o grupo precisa direcionar esforços para operacionalização de plano de expansão. Martins traz a experiência de áreas comerciais, marketing e da presidência do conselho, que será importante nesse momento de expansão do grupo”, afirmaram os analistas.

A Genial também vê a ação barata ao avaliar o múltiplo preço/lucro (PL). Esse múltiplo calcula a relação entre o preço de um papel em um determinado momento e o seu lucro por ação (LPA) nos 12 meses anteriores. Quanto menor o P/L, mais “descontada” a ação.

De acordo com a corretora, o P/L do Grupo Mateus é de 11 vezes, enquanto o Assaí (ASAI3) negocia a um P/L de 16 vezes e o Carrefour (CRFB3) em 14 vezes.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.