Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Longe do pré-pandemia, Gol (GOLL4) amplia voos para Argentina e terá oferta diária para Mendoza

Rota, que existe desde 2015, foi retomada no último mês de junho, inicialmente com três voos semanais de ida e volta, sem escalas

Foto: Shutterstock

Ainda longe de retomar os níveis de decolagens internacionais que tinha antes do início da pandemia, a Gol (GOLL4) informou nesta terça-feira (20) que ampliou a oferta de voos para a Argentina e deverá realizar um novo novo aumento na alta temporada, entre os meses de dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

Segundo comunicado, a rota entre Guarulhos, em São Paulo, e a cidade argentina de Mendoza, famosa pelo turismo de vinhos, passou a ser de quatro voos semanais em setembro. Até então, a frequência era de três por semana.

Além disso, a frequência de voos da rota deve se manter nesse ritmo nos próximos meses dois meses, outubro e novembro, e passar por uma nova elevação a partir de dezembro, quando começa a chamada alta temporada, passando a ser diária, até janeiro.

Segundo a companhia, a rota, que existe desde 2015, foi retomada no último mês de junho, com três voos semanais de ida e volta, sem escalas.

O movimento pode marcar uma demanda aquecida por voos internacionais da empresa, que ficaram suspensos durante trimestres ao longo da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo.

Em agosto do ano passado, por exemplo, a empresa não operava com voos envolvendo outros países. No mesmo mês deste ano, teve uma oferta de 323 milhões (número que representa a multiplicação de assentos ofertados pelos quilômetros voados), enquanto a demanda atingiu de 266 milhões (equivalente à multiplicação dos assentos vendidos pelos quilômetros voados).

O ritmo, porém, ainda está de longe de atingir o pré-pandemia. Em agosto, foram 658 decolagens internacionais, contra 1.542 voos realizados em igual mês de 2019, antes da crise de saúde.

Depois de registrar cinco meses consecutivos de queda nas taxas de ocupação, na comparação anual, a Gol conseguiu também inverter o quadro no cenário doméstico em agosto. No mês, a taxa de ocupação dos voos da companhia aérea subiu 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano passado, para 81,5%.

Leia mais:
Demanda por viagens decola, mas Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e CVC (CVCB3) terão retomada turbulenta

E a expansão não se limitou a esta métrica. Segundo os dados divulgados pela companhia, a Gol fez 41,4% mais decolagens em agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2021.

A oferta total (ASK), por sua vez, cresceu 43,9%, enquanto a demanda por transporte aéreo (RPK) aumentou em 46,3%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.