Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Gafisa (GFSA3): acionistas mantêm aumento de capital em assembleia

Mesmo com aprovação dos acionistas, disputa com a Esh Capital está longe de acabar

Foto: Shutterstock/Refat

Os acionistas da Gafisa (GFSA3) decidiram, em assembleia geral realizada na segunda-feira (9), manter o aumento de capital de R$ 78 milhões e a emissão de 13 milhões de novos papéis pela companhia.

De acordo com a ata da reunião, foram 19,2 milhões de votos a favor e 10,1 milhões de votos contrários. Dessa forma, a Gafisa possui agora cerca de 51,1 milhões de ações em circulação, com um capital social estimado em R$ 1,33 bilhão.

A votação veio a pedido da Esh Capital, acionista minoritária da companhia. A gestora votou contra o aumento de capital e havia tentado impedir a emissão de novas ações na Justiça. O pedido foi negado pela Justiça de São Paulo no final de semana, mas a novela ainda está longe de acabar.

Na tarde de ontem, o fundo disse que vai pedir a realização de nova assembleia geral extraordinária para suspender os direitos políticos do grupo Master, controlado por Nelson Tanure, que é o acionista controlador da Gafisa, até que a OPA (oferta pública de aquisição) de poison pill seja realizada, de acordo com o artigo 50 do estatuto da empresa, informou a gestora. A Esh acredita que Tanure se movimentou exatamente para atingir essa poison pill.

Em nota, a Esh afirmou que o grupo Master comprou ações da Gafisa que lhe garantiriam a maioria na assembleia geral ocorrida ontem.

A Esh Capital, vale ressaltar, por meio de seu fundo Esh Theta, possuía 15,1% do capital da construtora, posição esta que foi diluída com o aumento de capital, mas que ainda não foi confirmada pela Gafisa.

Para a Esh, o aumento de capital da Gafisa se deu de forma ilegal, sem que houvesse discussão com os acionistas minoritários. “A companhia nem apresentou o parecer do conselho fiscal aos acionistas, processo necessário para realizar o aumento”, diz a nota.

A Gafisa disse à Agência TradeMap por meio de nota, que “a atuação da Esh Capital tem como único propósito desinformar o mercado e satisfazer os seus próprios interesses”.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.