Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Elon Musk vira o dono do Twitter (TWTR34): e agora?

Empresário indicou que aquisição foi concluída e apresentou algumas mudanças que pretende fazer na plataforma

Foto: Shutterstock

O bilionário Elon Musk até tentou desistir, mas não resistiu. Nesta quinta-feira (27), publicou um comunicado em que oficializa a compra da rede social Twitter (TWTR34). As ações da companhia fecharam em alta de 0,66%, a US$ 53,70, e os BDRs em queda de 0,53%, a R$ 142,64.

Depois de seis meses de negociações, trocas de acusações e brigas nos tribunais, a expectativa é que a companhia volte a funcionar como uma empresa de capital fechado. Desde 2013 o Twitter opera como uma empresa de capital aberto.

Com o novo proprietário, também devem vir mudanças em relação a como a rede social funciona.

Quais são as mudanças a caminho no Twitter?

Em sua conta no Twitter, Musk publicou uma carta a empresas que anunciam na plataforma para explicar algumas alterações, sem especificar prazos ou apresentar muitos detalhes.

Uma das mudanças está justamente relacionada à publicidade. O empresário sugere que a mecânica de exibição dos anúncios provavelmente sofrerá alterações.

“É essencial mostrar aos usuários do Twitter anúncios que sejam tão relevantes quanto possíveis para suas necessidades. Anúncios de baixa relevância são spam, mas anúncios altamente relevantes são conteúdos”, disse Musk.

Leia mais:
Fundos ganham com compra do Twitter por Musk; veja gestora brasileira que montou estratégia

Ele reiterou na carta sua intenção de deixar o Twitter menos restritivo em termos de quais conteúdos podem ser publicados – uma promessa antiga do empresário.

Desde março deste ano, pelo menos, Musk demonstra insatisfação com as políticas de restrição de conteúdo da rede social.

Atualmente, o Twitter adota medidas para limitar a visualização de postagens que considera sensíveis ou restritas a maiores de idade, e também insere avisos em publicações que, no critério da rede social, trazem informação falsa ou enganosa. Também pode bloquear a visualização de uma mensagem ou as contas de usuários.

Musk, porém, indicou em outras ocasiões que pretendia mudar estas políticas. Em maio, por exemplo, ele disse que havia sido um erro a rede social impedir que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicasse mensagens na plataforma.

A suspensão aconteceu, segundo o Twitter, porque as mensagens de Trump estavam incitando a violência durante o episódio de invasão do Capitólio nos Estados Unidos.

Na carta publicada ontem, Musk disse ser “importante para o futuro da civilização ter uma praça pública digital em que uma série de crenças possa ser debatida de forma saudável, sem violência.”

Ao mesmo tempo, porém, ponderou que o Twitter “obviamente não pode se tornar uma visão do inferno livre para todos, em que qualquer coisa possa ser dita sem consequências”.

Twitter mais personalizável e transparente

A experiência que Musk quer inserir no Twitter, segundo ele, permitiria que o usuário escolhesse as preferências de visualização “da mesma forma que se pode escolher, por exemplo, ver filmes ou jogar video games de todas as idades ou só para maiores”.

Antes disso, em abril, Musk também havia assumido outros compromissos com os usuários da rede social para “deixar o Twitter melhor do que nunca com novas funcionalidades”.

Na lista estavam, por exemplo, tornar públicos os códigos que fazem a rede funcionar.

O código aberto permitiria que qualquer pessoa com conhecimento de programação analisasse o funcionamento dos algoritmos do Twitter. A medida, segundo Musk, contribuiria para aumentar a confiança do público na rede social.

O empresário também se comprometeu a acabar com os “bots”, que são vistos como potenciais ferramentas para aumentar o alcance de notícias falsas dentro do Twitter.

postagens de elon musk a respeito do Twitter
Fonte: Reprodução / Twitter

Como a rede social deixa em evidência assuntos comentados por várias pessoas, um usuário que controla várias contas falsas pode manipular o sistema para colocar um tópico de seu interesse entre os mais comentados – ofuscando, na prática, outros assuntos mais relevantes.

Musk também prometeu autenticar todos os usuários humanos do Twitter. Atualmente, a rede social só busca verificar a autenticidade de alguns usuários – principalmente os que possuem grande número de seguidores.

Confira o histórico das negociações

Arte: Rachel Santos/TradeMap

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.