Dado de serviços dá o tom da economia no Brasil; atenção a varejo nos EUA – veja o que importa hoje

Foto: Shutterstock/Aleksandra Gigowska

Após as pesquisas para o comportamento de comércio e indústria mostrarem queda em agosto, o mercado saberá nesta sexta-feira (14) qual foi o desempenho do setor mais importante para a atividade brasileira, o de serviços, que responde por cerca de 70% no PIB brasileiro.

O dado será divulgado às 9h pelo IBGE, e a expectativa do mercado é que a receita do setor fique praticamente estável em relação a julho, embora alguns bancos esperem resultados mais fortes – como o UBS e o Goldman Sachs, que preveem altas de 0,30% e 0,25%, respectivamente.

A expectativa é que o número ajude a determinar o ritmo da economia. Se por um lado o aumento dos juros e a redução do efeito de retorno ao consumo após a pandemia desaceleram a atividade, o aumento do Auxílio Brasil e a deflação dos últimos meses tendem a estimular os serviços.

No mês retrasado, as vendas do varejo registraram leve queda de 0,1% na comparação com julho, o menor patamar de 2022 e o terceiro mês seguido sem avanço.

Já a produção industrial caiu 0,6%, eliminando a alta registrada em julho e ainda1,5% abaixo de fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia.

Leia mais:
Vendas no comércio caem 0,1% em agosto e atingem o menor patamar em 2022

Vendas do varejo nos EUA

Lá fora, após o CPI (índice de preços ao consumidor) provocar intensa volatilidade nas bolsas, os investidores estarão de olho nos dados das vendas do varejo americano em setembro, que serão divulgados às 9h30 pelo Conference Board. A expectativa do mercado é de alta de 0,2% em relação a agosto.

Saiba mais:
Inflação dos EUA concretiza piores medos do mercado; bolsas tombam e juros e dólar sobem

A leitura de setembro da inflação americana divulgada ontem, que a princípio fez as bolsas caírem com força, acabou sendo compensada pelos rumores de que o Reino Unido poderá voltar atrás, mesmo que parcialmente, no pacote de estímulos à economia que desvalorizou a libra.

Os índices futuros americanos operam em alta na manhã desta sexta. Por volta das 8h20, o Dow Jones subia 0,57%, o S&500 avançava 0,42% e o Nasdaq tinha alta de 0,19%. No mesmo horário, o Euro Stoxx 50, principal índice europeu, avançava 1,47%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.