Navegue:
Copom diz se para ou continua a subir juros e balanços – veja o que importa hoje

Copom diz se para ou continua a subir juros e balanços – veja o que importa hoje

Investidores acompanham os resultados do segundo trimestre de 3R Petroleum, Gerdau, Totvs e CSN

Cotações e gráficos com a bandeira do Brasil ao fundo

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

As atenções desta quarta-feira (2) no mercado brasileiros estarão todas voltadas para a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que a partir das 18h30 anuncia a nova taxa básica (Selic).

Se é consenso de mercado que o colegiado elevará os juros em 0,50 ponto porcentual, a 13,75% ao ano, a dúvida é sobre se o BC irá parar por aí ou se, pressionado pelo risco fiscal cada vez maior, deixará a porta aberta para um aumento adicional em setembro ou até outubro.

Para combater uma inflação que não deu trégua com a pandemia e a guerra da Ucrânia, o comitê  foi elevando a Selic de 2% ao ano, o piso histórico em que a taxa se encontrava em março de 2021, aos atuais 13,25% ao ano.

Se por um lado parte dos economistas acreditam que é necessário esperar para que esse caminhão de juros chegue de fato na economia, já que a política monetária possui uma defasagem de até um ano, outros apontam a ampliação de benefícios sociais em um ano eleitoral como estímulos à inflação.

Para o ano que vem, as expectativas já estão acima do teto da meta para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de 4,75%.

Leia mais:
O dilema do BC: parar de subir os juros ou continuar? Entenda o que está em jogo no Copom

Por que isso importa? 

Juros mais elevados encarecem o custo do crédito e tendem a reduzir a atividade econômica, prejudicando principalmente empresas ligadas ao consumo. Uma Selic mais alta também aumenta a atratividade de investimentos em renda fixa. 

No exterior, bolsas sobem

Os principais índices do mercado de ações lá foram operam em leve alta nesta manhã, depois de um dia negativo ontem, quando os investidores estavam preocupados com um aumento na tensão entre Estados Unidos e China.

Isso porque na terça-feira a presidente da Câmara dos Deputados americana, Nancy Pelosi, fez uma visita a Taiwan, a ilha autônoma do sudeste asiático que os chineses consideram parte do próprio território.

A China havia dito que “não ficaria parada” se Pelosi visitasse a região, mas nenhuma medida mais drástica foi tomada pelo país até Pelosi sair de Taiwan nesta quarta-feira.

Por volta das 8h, os contratos futuros dos principais índices acionários dos Estados Unidos sobem cerca de 0,3%, enquanto na Europa o índice Euro Stoxx 50, que reúne as principais ações da região, tinha alta de 0,4%.

Balanços

Os investidores ainda acompanham resultados do segundo trimestre de empresas de peso da Bolsa.

Antes da abertura do mercado, soltam seus resultados Gerdau (GGBR4) e Metalurgica Gerdau (GOAU4). Após o fechamento, é a vez de 3R Petroleum (RRRP3), Totvs (TOTS3), Ultrapar (UGPA3), CSN Mineração (CMIN3) e CSN (CSNA3).

⇨ Quer buscar um alto retorno com risco controlado? Na Renda Fixa, é possível! Inscreva-se neste curso gratuito!

Compartilhe:

Compartilhe: