Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Copa do Mundo: Argentina tem mais chance que Brasil de vencer o torneio, segundo XP

Relatório da XP aponta cinco equipes mais bem cotadas para vencer a disputa no Catar

Foto: Shutterstock/SERGIO V S RANGEL

Escalada dos juros globais, risco fiscal no Brasil e guerra na Ucrânia. Os assuntos que dominaram o cotidiano dos brasileiros ao longo dos últimos meses devem ficar em segundo plano com o início da Copa do Mundo, a partir do próximo domingo (20). A partida de estreia será entre o anfitrião, Catar, e a seleção do Equador.

Em um ano tão difícil para os investidores, como diminuir os riscos ao apostar em quem vai levantar a taça no fim do Mundial?

O Brasil é quem tem mais chances de vencer a Copa do Mundo, desde que consiga se manter vivo na competição até a final, no dia 18 de dezembro. É o que aponta relatório da XP, com base em dados de inteligência artificial e números de sites de aposta.

Segundo a corretora, caso entre em campo na final, a seleção brasileira tem 63% de chances de vencer. Logo atrás estão a Argentina, com 61% de probabilidade, e a Espanha, com 59%.

Mas um alerta antes de colocar todas as fichas na seleção brasileira. Na análise das 32 equipes que vão disputar o torneio, a equipe escalada por Tite é a 6ª com maior probabilidade de disputar a final (15,4% de chances), atrás de Holanda (18,8%), Argentina (18,4%), França (17,4%), Bélgica (16,7%) e Inglaterra (15,7%).

Conforme os cenários produzidos pela XP, a final mais provável seria entre Argentina e França, com 55% de chances de vitória dos hermanos sobre a atual campeã.

O relatório do time de análise quantitativa da XP ainda mostrou que Brasil, Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França e Portugal não devem ter grandes dificuldades para passar da primeira fase da competição.

O grupo B, que conta com Inglaterra, Estados Unidos, Irã e País de Gales, deve ser o mais disputado para classificação às oitavas de final diante do estreitamento das probabilidades entre as equipes.

Como a XP fez a conta da Copa do Mundo?

A XP usou dados de características das equipes, posições em rankings e desempenho em partidas recentes para estimar a probabilidade de cada resultado para cada partida simulada.

A partir desse conjunto de dados, foi analisado o desempenho geral da equipe em cada jogo: posse de bola, escanteios e chutes no gol ou para fora. Também foram incorporados à base de análise os rankings históricos FIFA e Elo.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.