Navegue:
Compass (PASS3) recebe sinal verde para entrar na Gaspetro – e já vai vender ativos

Compass (PASS3) recebe sinal verde para entrar na Gaspetro – e já vai vender ativos

Compass já tem acordos firmados para vender parte dos ativos que passará a controlar após compra de fatia de 51% na Gaspetro

tubulação de gás natural

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

A Compass (PASS3) recebeu na quarta-feira (22) o sinal verde do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para comprar uma participação majoritária na Gaspetro, e já tem um plano bem claro: vender parte dos ativos da empresa.

A Gaspetro é uma holding controlada pela Petrobras com participação em 18 companhias de distribuição de gás natural em diversos estados do Brasil.

A Compass é uma sociedade do grupo Cosan (CSAN3) com operações em trading de energia elétrica e na distribuição de gás natural por meio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás).

Em julho do ano passado, a Compass fechou um acordo de R$ 2 bilhões para comprar a fatia de 51% da Petrobras na Gaspetro, e em março deste ano divulgou que pretende vender algumas das participações da companhia em distribuidoras de gás natural.

A empresa não informou na época o valor da venda, o nome do comprador destas participações nem quais distribuidoras podem ser envolvidas na operação.

A única pista dada pela Compass foi que a venda de participação acontecerá em até 11 empresas em que a Gaspetro possui participação minoritária.

A informação, porém, diz pouco: segundo dados divulgados pela Petrobras na época em que a Gaspetro foi colocada à venda, a empresa só detém fatia majoritária em duas companhias: Potigás e GasBrasiliano.

Nas demais distribuidoras, a fatia é minoritária, e as menores participações estão na Gasmar (23,5%), Compagás (24,5%), GoiasGás (30,5%), Cebgás (32,0%). Gaspisa (37,3%), Gasap (37,3%) e Ceg-Rio (37,4%).

Compartilhe:

Compartilhe: