Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Com menos chuvas e mais compras de terceiros, Vale (VALE3) produz e vende mais minério no 3º trimestre

Mineradora fechou o período com produção de 89,7 milhões de toneladas

Foto: Shutterstock

Refletindo o período seco em parte de sua área de operação e o maior volume de compras de minério de ferro de terceiros, a Vale (VALE3) produziu e vendeu mais minério no terceiro trimestre deste ano, tanto na comparação com os três meses anteriores quanto em relação ao mesmo período de 2021.

A produção de minério cresceu 21% na base trimestral e 1,1% na anual, para 89,7 milhões de toneladas (Mt), “refletindo o período seco no Sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no Sistema Sul”, diz a mineradora, em prévia operacional divulgada na noite desta segunda-feira (17).

As vendas também cresceram, mas em menor proporção, expandindo 6% trimestre a trimestre e 3,8% ano a ano, para 77,6 Mt. A diferença entre o aumento de produção e de vendas se deve a estoques em trânsito ao longo da cadeia, segundo a companhia, o que deve ser revertido nos próximos meses.

O prêmio de qualidade do minério de ferro vendido pela Vale totalizou US$ 6,6 por tonelada no trimestre, contra US$ 7,3 por tonelada nos três meses anteriores, “devido aos menores prêmios de mercado para produtos com baixo teor de alumina e à ausência de dividendos sazonais das joint ventures”, diz a Vale.

Este efeito, segundo a mineradora, foi parcialmente compensado por melhores prêmios de pelotas e pelo aumento na qualidade do mix do portfólio de produtos, com maior participação de produtos blendados.

Outros metais

O aumento nos volumes foi além do minério de ferro. No caso do níquel, com o fim de paradas para manutenção no segundo trimestre a conclusão da reforma de um forno, a produção cresceu 51% em relação ao segundo trimestre, para 51,8 mil toneladas (kt), o que representa alta de 71,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.

As vendas do metal, por sua vez, aumentaram 13% na base trimestral e 6% na anual – também subindo menos do que a produção. No caso do níquel, segundo a Vale, a diferença se deve a compromissos de vendas durante o quarto trimestre, à baixa disponibilidade de contêineres e ao congestionamento de embarques no Reino Unido.

A produção de cobre cresceu 33% contra o segundo trimestre deste ano, para 74,3 kt, após uma manutenção prolongada em uma das plantas, ao melhor desempenho da planta de Salobo e à recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte. Na base anual, a expansão foi de 7,4%.

As vendas de cobre, por sua vez, subiram 37% trimestre a trimestre e 7,8% ano a ano.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.