Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Com arcabouço fiscal, Ibovespa sobe 1,89% e retorna aos 103 mil pontos

Bom humor do mercado interno se deve a apresentação do arcabouço fiscal, que irá à Câmara dos Deputados na próxima semana

Foto: Shutterstock/rafapress

O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira, 30, em alta de 1,89%. Com isso, o principal índice da bolsa brasileira retornou à casa dos 103 mil pontos.

Quanto às maiores altas do dia, Rede D’or (RDOR; +8,96%), Dexco (DXCO; +8,57%) e CVC Brasil (CVCB3; +8,28%) fecharam o ranking positivo. Por outro lado, Natura (NTCO3; -2,08%), Minerva (BEEF3; -2,02%) e Hypera (HYPE3; -1,98%) foram o destaque negativo da B3.

O bom humor do mercado interno se deve à apresentação do arcabouço fiscal (regra que deverá substituir o teto de gastos do governo federal), que irá à Câmara dos Deputados na próxima semana. O anúncio ocorreu na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Mais cedo, o Banco Central divulgou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). A autarquia monetária elevou sua projeção inflacionária para 2023 para 5,8%, um avanço de 0,8 ponto percentual em comparação ao último documento, publicado em dezembro de 2022. Clique aqui e confira mais informações do relatório.

Lá fora, os principais índices americanos finalizaram o dia em alta. Confira:

  • Dow Jones: +0,43%
  • S&P 500: +0,54%
  • Nasdaq: +0,73%

Os investidores ficaram de olho na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que cresceu ao ritmo anualizado de 2,6% no quarto trimestre de 2022. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Comércio do país.

No terceiro trimestre, o dado havia apontado uma expansão de 3,2%.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.