Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Cogna (COGN3) anuncia troca de CEO e recompra de ações; ações sobem

Novo presidente será Roberto Valério, atual líder da Kroton; ele substituirá Roberto Galindo, há 11 anos no cargo

Cogna (COGN3). Foto: Divulgação

A Cogna (COGN3) teve uma reunião do conselho de administração movimentada na quinta-feira (10). Durante o encontro, a companhia deliberou a troca do CEO e aprovou um programa de recompra de ações.

O novo presidente da Cogna será Roberto Valério, que assumirá o cargo no próximo mês de março. O executivo atualmente lidera a Kroton, divisão de ensino superior e negócio que corresponde a 70% da receita do grupo.

Por sua vez, Rodrigo Gallindo deixa o posto de CEO da Cogna após 11 anos. Ele passará a presidir o conselho da companhia.

“A mudança é resultado de um longo processo iniciado em 2018, quando Rodrigo Galindo manifestou ao conselho de administração a intenção de concentrar sua atuação nos temas estratégicos e no processo de digitalização da companhia”, afirmou a Cogna em nota.

O BTG Pactual afirma em relatório que a nomeação de Valério manda uma mensagem de continuidade, pois o executivo já era considerado por muitos como o braço direito de Galindo.

Recompra de ações

Além da troca no comando, a Cogna também anunciou um programa de recompra de até 102,8 milhões ações. O montante representa 5,48% dos papéis em circulação no mercado.

A empresa afirma que atualmente possui 1,8 bilhão de ações ordinárias em circulação, e mais 2,8 milhões mantidas em tesouraria.

O programa de emissão tem a inteção de aumentar o retorno dos acionistas. Além disso, a companhia pretende utilizar as ações para quitar parcelas de operacões societárias.

A Cogna informou que as ações adquiridas serão mantidas em tesouraria. Posteriormente, podem ser canceladas, alienadas, utilizadas em programas de remuneração baseado em ações e ainda para quitação de parcelas em operações societárias.

O prazo para a realização das aquisições é de até 12 meses, com início em 16 de fevereiro de 2022 e fechamento em 15 de fevereiro de 2023.

Perspectiva

O BTG Pactual vê avanços os dois anúncios, mas mantém recomendação neutra para os papéis da companhia.

“O cenário para o segmento de ensino superior continua desafiador, dada a alavancagem operacional negativa dos campi da Kroton. Acreditamos que a alta alavancagem financeira da Cogna deve continuar impedindo um fluxo de caixa livre – ou seja, a quantidade de dinheiro que pode ser distribuído aos acionistas da empresa como dividendos ou recompra de ações – positivo no curto prazo”, afirma em relatório.

O banco possui um preço-alvo de R$ 2,60 para a Cogna.

Por volta dasd 10h45, as ações da Cogna subiam 2,07%, e eram negociadas a R$ 2,47.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.