O dia é de reunião de CMN (Conselho Monetário Nacional), mas após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartar mudanças na meta já no encontro de hoje, as atenções do mercado estarão voltadas para dados de atividade no Brasil e de inflação nos Estados Unidos, além de uma reunião entre a Americanas e credores. Após o fechamento, tem o balanço da empresa de maior peso no Ibovespa, a Vale (VALE3).
Por aqui, o dado mais importante do dia é o IBC-Br (Indicador de Atividade do Banco Central) de dezembro, que será informado às 9h pelo BC. A expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é de um avanço de 0,10%.
Apesar de ter metodologia diferente da do PIB (Produto Interno Bruto), o número tem o objetivo de tentar antecipar o comportamento da atividade econômica, e dará ao mercado uma visão de como estava o desempenho da economia no final do ano passado.
Todos os olhares estarão voltados também para o encontro da Americanas com bancos e credores financeiros em São Paulo. Após uma das maiores fraudes contábeis já registradas no país, a varejista tenta acordos para o seu plano de recuperação judicial – a empresa aderiu ao regime no final de janeiro.
Leia mais:
CMN se reúne, mas sem meta na pauta
O CMN, formado por Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central, se reúne na tarde de hoje, com divulgação de eventuais decisões após às 18h.
Como o conselho define as metas de inflação, e tem o poder de revisá-las quando achar pertinente, havia a expectativa de que o encontro pudesse já trazer um objetivo revisado, como defende o governo. Na última segunda, entretanto, o ministro da Fazenda declarou que a discussão não está na pauta.
Ontem, os três maiores gestores de fundos do Brasil, Luis Stuhlberger (Verde), Rogério Xavier (SPX) e André Jakurski (JGP), defenderam uma revisão para cima da meta dos próximos anos durante evento do BTG, o que foi considerado uma espécie de endosso de uma parte do mercado à flexibilização do objetivo. A partir do ano que vem, a meta passa a ser de alta de 3%.
Balanços
Após o fechamento do mercado, os investidores se debruçam sobre uma bateria de resultados do quarto trimestre de 2022.
Além da Vale (VALE3), informam seus números empresas como Engie Brasil (EGIE3), Hypera (HYPE3) e Lojas Renner (LREN3).
CPI e auxílio desemprego nos EUA
Lá fora, o mercado acompanha a divulgação, às 10h30, do número atualizado de pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos. No mesmo horário, o escritório de estatísticas trabalhistas americano (BLS) informa o PPI (índice de preços ao produtor) dos Estados Unidos em janeiro – a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters é de alta de 0,4%.
Dados de varejo mais fortes do que o imaginado voltaram a trazer certo pessimismo ao mercado, já que indicam que o Federal Reserve pode ser obrigado a deixar os juros elevados por mais tempo.
Por volta das 8h20, os índices futuros americanos operam próximos da estabilidade: o Dow Jones caía 0,01%, o S&P 500 recuava 0,07% e o Nasdaq subia 0,03%. O índice europeu Euro Stoxx 50 subia 0,58%.