Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Capitólio à brasileira e China reabre fronteiras – veja o que importa na semana

Investidores acompanham nos próximos dias dados de inflação no Brasil e nos EUA; bolsas gringas operam em forte alta

Foto: Shutterstock/Travis Wolfe

No espaço de algumas horas, as sedes dos Três Poderes foram depredadas em Brasília e o Brasil rapidamente virou manchete de todos os principais jornais do mundo por um péssimo motivo: apoiadores de Jair Bolsonaro, que se recusam a aceitar a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resolveram invadir neste domingo (8) o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Com as forças de segurança do Distrito Federal omissas com o ataque, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu afastar do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias do cargo.

O saldo da invasão foram vidros quebrados, móveis destruídos, pisos alagados e quadros valiosos furados a faca, em um “Capitólio à brasileira” que vem sendo considerado até pior que o original: há dois anos, apoiadores de Donald Trump tomaram o Congresso dos Estados Unidos por não se conformarem com a vitória do presidente americano, Joe Biden.

Por aqui, o quebra quebra generalizado atingiu, além da sede do Poder Legislativo, os prédios dos poderes Executivo e Judiciário, e a avaliação é que o mercado brasileiro deve ter um dia de volatilidade nesta segunda-feira (9), com o conflito afastando em especial investidores estrangeiros.

“Espero que os ativos locais abram sob forte pressão, mas o impacto tende a ser limitado no curto-prazo, por ser mais um ruído em meio a um ambiente sabidamente instável”, avaliou Dan Kawa, sócio e especialista em fundos de investimentos da TAG Investimentos.

Leia também:
Juros futuros e dólar têm alívio com sinais de freio de arrumação no governo Lula

Na manhã de hoje, por volta das 7h45, o principal ETF (fundo de índice) do Ibovespa caía 1,17% na pré-abertura do mercado, a US$ 28,30. As ADRs da Petrobras (recibos de ações da estatal negociadas em Nova York) recuavam 1,07% na pré-abertura.

China reabre fronteiras

Os papeis brasileiros lá fora poderiam estar caindo ainda mais se não fosse a decisão da China continental de reabrir suas fronteiras durante o final de semana. Após três anos, a segunda maior economia do mundo abriu travessias marítimas e terrestres com Hong Kong, eliminando a exigência de quarentena para os viajantes que chegam à região.

A medida foi vista com otimismo pelos investidores, já que mostra mais um passo na direção do desmantelamento da política de Covid zero do gigante asiático.

Por volta das 8h10 desta segunda, os índices futuros americanos operavam em alta: o Dow Jones subia 0,32%, o S&P 500 avançava 0,42% e o Nasdaq operava em alta de 0,43%. No mesmo horário, o EuroStoxx 50 avançava 0,37%.

Dados de inflação e discurso de Powell

Nos próximos dias, os investidores ainda acompanham dados de preços no Brasil e nos Estados Unidos em dezembro, que ajudarão a calibrar as expectativas do mercado para os juros nos dois países.

Nesta terça (10), será informado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro e a primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de janeiro, e na quinta às 10h30 a secretaria de estatísticas trabalhistas (BLS) dos Estados Unidos divulga o CPI (índice de preços ao consumidor) do país no mês passado.

Amanhã ainda haverá discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em fala que poderá indicar os caminhos da autoridade monetária da maior economia do mundo. A semana passada terminou com otimismo, após investidores reagirem bem ao payroll de dezembro, que mostrou um cenário de menor pressão inflacionária.

Saiba mais:
Payroll mostra alta salarial abaixo do esperado nos EUA; dólar e juros caem

Veja abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central informa o Boletim Focus, com as projeções do mercado para juros, inflação, dólar e PIB.

Terça-feira

Às 8h, a FGV informa a primeira prévia de janeiro do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado).

Às 9h, o IBGE publica o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro.

Às 10h, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa.

Quarta-feira

Às 9h, o IBGE publica a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de novembro.

Quinta-feira

Às 9h, o IBGE publica a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de novembro.

Às 10h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas (BLS) divulga o CPI (índice de preços ao consumidor) de dezembro.

Às 10h30, o DoL (departamento de trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego.

Sexta-feira

Às 9h, o Banco Central informa o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) de novembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.