Bolsas internacionais operam perto da estabilidade antes de ata do Fed

Tom do documento pode alterar previsões para momento da alta de juros no mercado americano

Foto: Deposit Photos

A cautela dos investidores antes da divulgação da ata do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, mantém as bolsas internacionais perto da estabilidade.

O documento, que será publicado às 16h, detalhará a discussão que levou a instituição a sinalizar o fim antecipado das injeções de dinheiro que faz na economia e mais altas de juros em 2022. As medidas foram anunciadas para conter a inflação nos Estados Unidos, que está em níveis historicamente altos, e os investidores buscarão na ata sinais sobre o grau de compromisso do Fed com esta postura mais austera.

Leia mais
Fed liga modo austeridade: confira cinco pontos importantes da decisão de dezembro

“A economia dos Estados Unidos está uma posição boa, o que mantém de pé a tese da normalização [da política monetária] pelo Fed e da força do dólar”, disse o ING em relatório. O banco, no entanto, ressalta que o mercado ainda tem pouca clareza sobre o que acontecerá nos próximos dois a três anos, e que por isso ainda pode haver espaço para mais valorização da moeda americana.

Os investidores também ficarão atentos à divulgação do relatório ADP sobre criação de empregos no setor privado dos Estados Unidos em dezembro, que será divulgado às 10h15. A previsão é abertura de 375 mil vagas, menos que as 534 mil de novembro.

Hoje ainda tem a divulgação dos estoques americanos de petróleo, às 12h30. Ontem o preço do barril subiu após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outras nações aliadas indicarem que continuarão aumentando gradualmente a produção, mesmo diante da retomada da economia global.

Nos Estados Unidos, os contratos futuros dos principais índices acionários do país operam sem direção comum – Dow Jones sobe 0,4%, enquanto S&P 500 cai 0,04%, e o Nasdaq 100 perde 0,32%. Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, opera perto da estabilidade, em 494,33 pontos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.