Navegue:
Bolsas internacionais iniciam 2022 em alta, apesar de dúvidas sobre pandemia

Bolsas internacionais iniciam 2022 em alta, apesar de dúvidas sobre pandemia

Investidores seguem atentos ao crescimento da variante Ômicron do coronavírus e seu impacto sobre a economia

Mundo investimentos dinheiro mapa

Foto: Deposit Photos

Por:

Compartilhe:

Por:

O ano de 2022 começou prometendo bastante volatilidade, em meio à promessa de remoção de estímulos oferecidos por bancos centrais e de elevações dos juros mundo afora. A pandemia é outro fator de atenção, já que o número de casos vem crescendo nas economias avançadas em função da rápida disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

Além disso, a inflação global e problemas vindos da China, como a crise imobiliária e as intervenções de Pequim para alguns setores – em especial o de tecnologia – devem seguir no radar nesse ano de 2022.

Hoje, porém, as bolsas operam em alta, reagindo a dados que mostraram continuidade na expansão da atividade industrial da zona do euro em dezembro, ainda que num ritmo inferior ao observado em novembro. Dados apontando leve crescimento na atividade industrial e do setor de serviços da China também ajudaram a injetar ânimo nos investidores.

A melhora da atividade chinesa acaba refletindo, no Brasil, principalmente nas empresas do setor de petróleo, mineração e siderurgia, que exportam para o país asiático.

Por falar em commodities, o preço do minério de ferro sobe, com os números da atividade chinesa. O preço do petróleo também sobe pelo mesmo motivo, mas o avanço é limitado pela perspectiva de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seu aliados – entre eles a Rússia – devem decidir a partir de amanhã elevar a produção da commodity em 400 mil barris por dia a partir de fevereiro.

O otimismo do mercado nesta segunda-feira pode perder força por causa do aumento de casos de coronavírus em vários países, com alguns deles promovendo restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento das empresas. O governo francês decidiu intensificar medidas de combate à pandemia, ampliar o uso de máscaras e colocar em votação um projeto de lei que pode restringir a circulação de não vacinados no país.

Por volta das 9h10 (de Brasília), o índice Stoxx Europe 600, que reúne ações de empresas de vários países da Europa, subia 0,65%, para 490,99 pontos, enquanto nos Estados Unidos os contratos futuros dos principais índices acionários do país avançavam entre 0,55% e 0,75%,

A primeira semana do ano trará como destaque para os investidores dados sobre a atividade industrial dos Estados Unidos, além da ata do Federal Reserve, o banco central do país, que será divulgada na quarta-feira. Os números sobre o mercado de trabalho americano saem na sexta-feira e também são dignos de nota. A expectativa é de que os dados mostrem melhora nas contratações apesar da disparada nos casos de covid-19.

O último dado sobre a criação de empregos nos Estados Unidos mostrou que em novembro foram geradas 210 mil vagas, e a expectativa do mercado é de que haja uma aceleração para 405 mil.

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: