Navegue:
Bolsa volta às 13h de olho na Ucrânia, fala de Powell e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Bolsa volta às 13h de olho na Ucrânia, fala de Powell e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham Boletim Focus e dados de emprego no setor privado nos EUA

bolsarussiaucr
Por:

Gabriel Tomé

Compartilhe:

Por:

Gabriel Tomé

Enquanto a bolsa brasileira estava fechada por causa do feriado de Carnaval, bancos russos foram cortados do sistema Swift (plataforma que padroniza informações financeiras), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou as forças nucleares do país em alerta máximo e cada vez mais países anunciam sanções aos russos na tentativa de pressionar um recuo na Ucrânia.

Às 13h desta quarta-feira de cinzas, o Ibovespa volta a operar, com os investidores digerindo os desdobramentos dos últimos dias e também a forte alta nas cotações de commodities agrícolas e petróleo.  Ontem, as bolsas americanas fecharam em queda e os contratos de maior do barril do tipo Brent, o mais negociado, dispararam 8,21%, fechando a US$ 106,01.

Leia mais

Nesta manhã, os principais mercados internacionais estão operando próximos à estabilidade.

Por volta das 07h40, o índice Euro Stoxx 50 registrava alta de 0,78%. Já os contratos futuros americanos operavam próximo do zero: o Dow Jones subia 0,67%, o S&P 500 registrava alta de 0,72% e o Nasdaq subia 0,78%.

Powell e Livro Bege nos EUA

E em meio ao acirramento das sanções, como fica a política monetária nos Estados Unidos, com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) dando início neste mês ao ciclo de aumento de juros?

Indicações de qual pode ser o caminho poderão vir do depoimento do presidente do Fed, Jerome Powell, à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos hoje às 12h.

Além disso, o banco central dos EUA divulga às 16h o Livro Bege, um compilado de relatórios montados a partir de entrevistas com economistas e diretores de bancos e de empresas. O documento é divulgado oito vezes por ano com o objetivo de ajudar a embasar as decisões de política monetária da maior economia do mundo.

Por que isso mexe com o mercado?

Decisões sobre juros em grandes economias, como a americana, tendem a aumentar ou reduzir a atratividade de ativos mais arriscados ou de países emergentes como o Brasil.

Veja a agenda completa:

Às 10h15, saem os dados de emprego no setor privado nos Estados Unidos em fevereiro.

Às 12h30, os EUA informam os estoques de petróleo bruto acumulados até 25 de fevereiro.

Às 14h, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com projeções de analistas para juros, inflação, câmbio e PIB.

Compartilhe:

Compartilhe: