PIB do Reino Unido registra queda de 9,9% em 2020

Contudo, o PIB de dezembro apresentou uma alta de 1,2%, após uma queda de 2,3% em novembro

Assim como praticamente todos os países ao redor do mundo, o Reino Unido viu seu Produto Interno Bruto (PIB) retrair em nível recorde de 9,9% em 2020 devido à crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), essa leitura foi a maior retração anual da economia britânica já registrada em toda história.

A queda do PIB de 2020 foi mais intensa do que contração registrada em 2009, provocada pela crise financeira, e a maior desde o início dos registros oficiais modernos após a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a economia do Reino Unido apontou um crescimento de 1% nos últimos quatro meses do ano passado, depois de ter saído de uma recessão de 16,1% no terceiro trimestre.

Nova queda?

De acordo com o ONS, o PIB de dezembro apresentou uma alta de 1,2%, após uma queda de 2,3% em novembro, quando houve um lockdown parcial como medida para diminuir o número de casos de infectados pelo novo coronavírus.

O Banco da Inglaterra prevê que a economia do país deve encolher 4% no primeiro trimestre de 2021 devido a um novo lockdown e ao Brexit.

Foto: Unsplash

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.