IBC-Br cresce 0,24% em janeiro, informa Bacen

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia informal do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma leve alta de 0,24% em janeiro frente a dezembro de 2019. Na comparação anual, o indicador teve uma expansão de 0,69%.

→ Leia também: BC corta projeção do PIB para zero em meio à pandemia do Covid-19

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o IBC-Br ficou em 0,86%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo Banco Central.

O resultado, calculado após ajuste sazonal – espécie de compensação para comparar períodos diferentes –, leva em consideração três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O que é IBC-Br?

O IBC-Br, divulgado mensalmente, é um indicador do Banco Central considerado pelo mercado como uma prévia do resultado do PIB. Ele serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo.

No entanto, o resultado não reflete necessariamente o desempenho anual do PIB.

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.