Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

GPA reverte prejuízo e tem lucro de R$ 127 milhões no 1º trimestre

Com aumento de vendas no período, a receita do grupo cresceu 4,9%, para R$ 12,45 bilhões

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) registrou lucro líquido de R$ 127 milhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com balanço financeiro divulgado na quarta-feira, 05. Com isso, a empresa reverteu o prejuízo financeiro de R$ 119 milhões reportado um ano atrás. 

O desempenho do GPA nos três primeiros meses deste ano também conta com uma receita líquida de R$ 12,45 bilhões, alta de 4,9% na comparação anual. 

As vendas totais no Brasil atingiram R$ 7,1 bilhões no trimestre e foram positivamente impactadas pela evolução da Plataforma Digital GPA, com crescimento nas vendas online e maior penetração na categoria alimentar. A evolução dos formatos de supermercado convertidos e o crescimento dos formatos de proximidade, também se destacaram no período. 

Já as vendas “mesmas lojas” caíram 0,7%, pressionadas por impactos da pandemia nas operações do grupo Êxito, na Colômbia e no Uruguai. No Brasil, as vendas “mesmas lojas” subiram 1,1% na mesma base de comparação. 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do período somou R$ 935 milhões, alta de 36% ano a ano, beneficiado pela eficiência comercial da empresa e pelo controle das despesas no Brasil. A margem Ebitda subiu 1,7 ponto percentual, para 7,5%. 

Outros dados do relatório 

O Grupo Pão de Açúcar segue com baixo patamar de alavancagem, com relação dívida líquida/Ebitda de -1,7x, além de uma sólida posição de caixa de R$ 3,9 bilhões.

Vale comentar, que o grupo controlado pelo francês Casino concluiu em março a cisão do braço de atacarejo Assaí (ASAI3), que apresentou um forte resultado de primeiro trimestre.

Para os próximos períodos, o GPA comunica que continua focado em sua plataforma digital em todos os países de atuação. A empresa também trabalhará no aumento da oferta de produtos 1P e 3P, ampliando as modalidades de entrega com novos centros de distribuição e parcerias last milers.

Outra iniciativa é a expansão orgânica dos formatos Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, no Brasil, também a maturação dos novos conceitos de supermercados, Compre Bem, Mercado Extra e Pão de Açúcar G7, no Brasil. Já na Colômbia e Uruguai será o FreshMarket.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.